Jovens guerreiras triunfaram no escalão sub-18 na Taça AMB, em Espinho, palco do maior torneio de vólei que se realiza em Portugal.
Corpo do artigo
O torneio era de fim de época, o objetivo era divertirem-se, depois de uma época frustrante e stressante, mas as juvenis femininas do Sporting Clube de Braga empenharam-se e conquistaram a Taça AMB (escalão de sub-18), o torneio mais importante da modalidade que se realiza em Portugal e que reuniu 4200 praticantes em Espinho. As jovens guerreiras, orientadas por José Bastos, conseguiram superar a desilusão de não terem chegado ao título nacional - estiveram a liderar a final por 2-0, mas acabaram por ceder frente à AJM/F. C. Porto - e fecharam a temporada com um troféu no escalão de sub-18, mesmo apresentando uma equipa composta por atletas... juvenis.
"Viemos para cá como forma de aliviar toda a pressão do último ano, que foi muito stressante para nós", começou por dizer jovem técnico. Sem a conquista do torneio em mente, José Bastos admitiu que as jogadoras só começaram a encarar as coisas com mais seriedade a partir das meias-finais, vindo a selar depois a conquista do troféu com uma vitória sobre o Benfica, por 3-0. "O resultado foi o mais justo", salientou o treinador, destacando o facto de "as atletas que competiram como juniores ainda são juvenis".
Neste sentido, José Bastos vinca que o objetivo passa por dar continuidade ao trabalho desenvolvido com esta geração de jogadoras, que já conhece tanto a desilusão da derrota como o êxtase da vitória (foram campeãs nacionais de cadetes em 2021), de forma a que "com mais maturidade consigam alcançar os desfechos que pretendem no futuro".
"Há dois anos fomos campeões nacionais e depois tivemos que voltar aos regionais da Associação de Voleibol de Braga. Os rivais eram mais acessíveis e, por isso, faltou motivação e capacidade para treinar mais arduamente", disse José Bastos. O técnico aponta precisamente a falta de maturidade e de experiência como fatores que contribuíram para a recente derrota na final do nacional de juvenis.
José Bastos deixou uma mensagem a todos os que possam estar a pensar em juntar-se ao Braga: "O único critério para se juntarem a nós é serem pessoas motivadas e que gostem de trabalhar, porque é algo que tentamos fazer ao máximo e é sinónimo de compromisso para com o clube".
Os atletas
Catarina Lobato, 17 anos
"Esta vitória foi recompensadora. É essa a palavra que me vem à cabeça, pois lutámos e treinámos imenso para conseguir chegar até aqui"
Beatriz Vieira, 17 anos
"Fomos um bocado abaixo depois da derrota no nacional, mas tivemos que corrigir os nossos erros e crescemos"
Matilde Fernandes, 17 anos
"Esta equipa tem uma boa capacidade de dar a volta às situações desfavoráveis e quisemos imenso ganhar este torneio"