Final entre F. C. Porto e Benfica seria disputada esta tarde. Data e local da prova rainha serão definidos com tranquilidade entre FPF e os dois finalistas.
Corpo do artigo
Domingo, 24 de maio de 2020. Não fora a pandemia da covid-19 e, esta tarde, F. C. Porto e Benfica subiriam ao Estádio Nacional, em Oeiras, para disputarem a final da 80.ª edição da Taça de Portugal. O novo coronavírus acabou por alterar os planos de uma das festas mais empolgantes do futebol luso e, neste momento, ainda não há previsões de data, nem de palco, para o grande jogo da prova federativa ser disputado. Segundo apurou o JN, essas decisões continuam em stand-by.
A prioridade da Federação Portuguesa de Futebol, tal como a dos dois clubes finalistas, sempre foi permitir que se traçassem as 10 jornadas em falta do campeonato, o que aconteceu no final desta semana. Agora, as atenções continuarão centradas na retoma do principal escalão e só depois de a Liga arrancar se começará, com calma, a preparar a final da prova rainha. O que parece mais do que certo é que ela não será disputada no Jamor, conforme é tradição, uma vez que aquele palco, que até à paragem serviu de casa à Belenenses SAD, acabou por ficar de fora do mapa da retoma do campeonato.
No que toca à competição principal, só falta definir horas e datas da 34.ª e última jornada, sabendo-se, porém, que a ideia é concluir a prova a 26 de julho, conforme anunciou a diretora-executiva da Liga Portugal, Sónia Carneiro. Se a tradição imperar, e não surgir qualquer entrave, a final da Taça de Portugal poderá ser marcada para 2 de agosto, o domingo seguinte ao da última jornada do campeonato. No entanto, nada impossibilitará que o desfecho da prova rainha possa até vir a acontecer na próxima temporada desportiva, uma vez que, ao que tudo indica, isso não terá qualquer interferência no nome dos clubes portugueses que vão participar na próxima edição das competições europeias.
Certo é que, ao contrário do que aconteceu em apenas dois anos desde que a prova existe - em 1947, por constrangimentos do calendário, e em 1950, motivada pela organização da Taça Latina no Estádio Nacional -, esta edição não deixará de ser concluída.
O Benfica, que é o recordista, vai correr pela 27.ª conquista da Taça de Portugal, enquanto o F. C. Porto tentará igualar as 17 que o Sporting já conquistou, sendo que os leões venceram a pretérita edição, precisamente frente aos dragões. Os dados estão lançados, resta esperar pelo anúncio do grande dia.
PALCO DA FINAL
Forte candidato e três propostas
Há quatro estádios candidatos a receber a final da Taça: o Municipal de Aveiro, que tem sido casa do Beira-Mar e já recebeu muitas edições da Supertaça; o Cidade de Coimbra, sugerido, através de carta ao presidente da FPF, pela associação de futebol local, com o apoio da Câmara e da Académica; o Municipal de Leiria, também sugerido pela autarquia e associação de futebol locais; e o do Marítimo, desafio lançado pelo presidente Carlos Pereira. Qual será o palco da final? Têm a palavra os intervenientes.