A Taça de Portugal que o Desportivo das Aves conquistou em 2017/18 diante do Sporting está a ser leiloada, na sequência do processo de insolvência da SAD. O Leilão decorre até ao próximo dia 4 de outubro.
Corpo do artigo
O troféu mais importante da história do Desportivo das Aves está a ser leiloado. Dado o processo de insolvência da SAD, a Taça de Portugal que o clube conquistou em 2017/18 na final com o Sporting está em leilão que decorre até 4 de outubro e está a ser gerido pelo Tribunal Judicial da Comarca do Porto. O valor mínimo fixado foi de 1360 euros e às 16.30 horas estava em 1.374,61 euros.
Constituída em julho de 2015, o Aves SAD controlava 90% das ações e detinha um poder de decisão maioritário sobre o futebol profissional dos nortenhos, que desceram no relvado à Liga 2 em 2019/20, após incumprimentos salariais e 27 rescisões unilaterais.
A administração do chinês Wei Zhao reprovou em julho de 2020 nos requisitos de licenciamento nas provas profissionais desta temporada junto da Liga de clubes e dispensou o recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.
O Desportivo das Aves SAD inscreveu uma equipa sénior e participou no sorteio da primeira fase do Campeonato de Portugal, do qual desistiu em 23 de setembro, depois de ter falhado o acordo com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos.
As dívidas da SAD de quase 37,5 mil euros a três clubes estrangeiros levaram a FIFA a impedir o clube de inscrever novos atletas desde 3 de agosto e direção de António Freitas resolveu em 08 de outubro refundar as secções de futsal e de futebol, que passaram a representar um novo clube, designado por Desportivo das Aves 1930.
Cada equipa inscrita tem competido nas divisões mais baixas da Associação de Futebol do Porto, todas suspensas devido à pandemia de covid-19, ao passo que a secção de voleibol continua a jogar sob a identidade tradicional do Clube Desportivo das Aves.