Ott Tanak fechou o primeiro dia completo do Rali de Portugal com a vitória número 400 da carreira em especiais do WRC e parte para a jornada de sábado com uma curta vantagem de sete segundos, na geral, sobre Sébastien Ogier.
Corpo do artigo
Depois do domínio da Hyundai no sector matinal, com Ott Tanak e Adrien Formaux a vencerem duas classificativas cada, a história mudou ligeiramente depois de almoço.
Sébastien Ogier, recordista de vitórias em Portugal, com seis, foi o mais rápido na segunda passagem pela PEC da Lousã, enquanto em Góis 2 foi Takamoto Katsuta a dar mais um sucesso à Toyota, com a Hyundai a responder em Arganil 2.
Thierry Neuville, campeão do Mundo em título, estabeleceu o melhor tempo, mas a festa da marca sul-coreana não foi total, já que Fourmaux bateu e danificou o I20, sendo obrigado ao abandono, numa altura em que seguia na segunda posição da geral.
Tanak amealhou mais uns segundos de vantagem com o triunfo na segunda passagem por Mortágua, enquanto Ogier foi o mais rápido na estreia do troço Águeda-Sever do Vouga.
O dia terminou com mais uma novidade - 20,3 quilómetros entre Sever do Vouga e Albergaria -, e a segunda mais longa especial do rali caiu para Tanak. O estónio bateu Ogier por 1.2 segundos e Neuville por 6s, mantendo o comando da prova.
O piloto da Hyundai vai partir para a etapa deste sábado com sete segundos para gerir em relação a Ogier, sendo que Takamoto Katsuta segurou, por pouco, o lugar mais baixo do pódio, tendo apenas 1.2 segundos de vantagem sobre Kalle Rovanpera, quarto classificado.
Como se esperava, o primeiro dia do Rali de Portugal foi penalizador para o líder do Mundial, Elfyn Evans. Depois do triunfo na superespecial da Figueira da Foz, na quinta-feira, o galês abriu a estrada e chegou ao final da etapa com mais de um minuto de atraso em relação a Tanak.
Classificação do WRC após o primeiro dia:
1.º Ott Tanak (EST/Hyundai), 1.41.26.2 horas; 2.º Sébastien Ogier (FRA/Toyota), a 7 segundos); 3.º Takamoto Katsuta (JAP/Toyota), a 27.1s; 4.º Kalle Rovanpera (FIN/Toyota), a 28.3s; 5.º Thierry Neuville (BEL/Hyundai), a 32.7s; 6.º Elfyn Evans (GBR/Toyota), a 1.09.0m