Ott Tanak é o líder do Rali de Portugal após a realização das quatro especiais da manhã desta sexta-feira. O estónio venceu em Mortágua e Lousã, enquanto Adrien Fourmaux foi o mais rápido em Góis e Arganil, num pleno da Hyundai.
Corpo do artigo
O dia começou bem cedo e os pilotos da marca sul-coreana aproveitaram muito bem o facto de não abrirem a estrada. Tanak foi o mais rápido em Mortágua 1, batendo os Toyota de Kalle Rovanpera e Elfyn Evans por 1.3 e 2.6 segundos, respetivamente, sendo que o finlandês e o galês conseguiram minimizar as perdas, mesmo tendo sido os primeiros a atacar o troço.
O cenário repetiu-se na primeira passagem pela especial da Lousã, sendo que neste caso foi Adrien Fourmaux quem mais se aproximou do ritmo imposto por Tanak. O francês da Hyundai aproveitou o embalo e venceu em Góis 1, saltando para o segundo posto da geral e manteve-se ao ataque na derradeira especial da manhã, em Arganil.
Fourmaux superou Sébastien Ogier por 1.7 segundos e ficou a apenas 0.2 segundos de Ott Tanak na classificação, enquanto Ogier está a 7.2s do estónio, sendo seguido por Takamoto Katsuta, Rovanpera e Evans.
O campeão do Mundo em título, Thierry Neuville, teve uma prestação discreta na primeira manhã de competição, após fazer um pião em Mortágua, que fechou no sétimo lugar a mais de 25 segundos de Tanak.
Carros e pilotos atacam as segundas passagens por Lousã, Góis, Arganil e Mortágua durante a tarde, sendo que o dia fecha com a estreia das especiais de Águeda/Sever e Sever/Albergaria.
Classificação do WRC após as cinco primeiras especiais:
1.º Ott Tanak (Hyundai), 38.45.1 minutos; 2.º Adrien Fourmaux (Hyundai), a 0.2 segundos; 3.º Sébastien Ogier (Toyota); a 7.4s; 4.º Takamoto Katsuta (Toyota), a 8.1s; 5.º Kalle Rovanpera (Toyota), a 13.1s; 6.º Elfyn Evans (Toyota), a 21.7s; 7.º Thierry Neuville (Hyundai), a 25.8s; 8.º Sami Pajari (Toyota), a 30.9s.