Avançado iraniano marcou 31 golos nos 57 jogos que os dragões somam sem perder na Liga. Só o central Mbemba tem mais minutos.
Corpo do artigo
Sérgio Conceição fez questão de desvalorizar o recorde de jogos sem perder que os dragões bateram no domingo em Guimarães, mantendo a mira apontada aos títulos que pretende conquistar até ao fim da época, mas a série de 57 partidas seguidas a fugir à derrota no campeonato tem mesmo que se lhe diga.
Neste percurso incrível, que superou o registo do Benfica na década de 1970, a equipa portista marcou 131 golos, a uma média de 2,3 por jogo, e Taremi é, de longe, o jogador que mais contribuiu com remates certeiros (31) para as 46 vitórias e 11 empates conseguidos pelo F. C. Porto.
O avançado marcou em 16 ocasiões na temporada passada, a seguir à derrota com o Paços de Ferreira, à sexta jornada, e já festejou mais 15 vezes na época em curso. Na lista de goleadores do recorde, segue-se Luis Díaz (19 golos), que estava a faturar a todo o vapor antes de ser transferido para o Liverpool no mercado de inverno.
O pódio é fechado por Evanilson (13 golos), à frente de Sérgio Oliveira (12), agora na AS Roma, e de Toni Martínez (10). No total, já houve 22 jogadores a marcar desde o último desaire dos azuis e brancos, pertencentes ao plantel da época passada e ao da atual.
Para além dos golos, Taremi destaca-se também pelo facto de ser o segundo jogador mais utilizado por Conceição neste período sem derrotas. O internacional iraniano soma 4150 minutos em campo, apenas superado por Mbemba (4157), e seria mesmo o jogador com mais tempo de utilização, se não tivesse sido substituído a meio da segunda parte do jogo de Guimarães.
Entre os mais utilizados pelo técnico portista desde a derrota de há ano e meio em Paços de Ferreira, estão ainda Uribe (4137 minutos), que poderia ocupar o topo desta lista caso não se tivesse lesionado na semana passada, Otávio (3970), Pepe (3115) e Zaidu (2972).