Hat-trick com o Arouca permitiu ao avançado iraniano subir ao segundo lugar do "ranking" europeu de golos e assistências. Evanilson no "top 25"
Corpo do artigo
O último jogo dos dragões antes do "réveillon" foi absolutamente inesquecível para Mehdi Taremi, numa espécie de ponto final perfeito para um 2022 com números inacreditáveis. O "hat-trick" frente ao Arouca, na vitória por 5-1 dos portistas, não só permitiu ao avançado iraniano igualar Gonçalo Ramos na lista de melhores marcadores do campeonato - o português joga apenas hoje, em Braga -, como o elevou ao segundo lugar dos futebolistas com mais influência na hora de atacar as balizas adversárias no Velho Continente.
De acordo com os dados reunidos pelo "Transfermarkt" referentes ao ano civil que agora termina e entre as 15 principais ligas da Europa - contabilizando, ainda, taças nacionais e competições europeias -, Taremi foi o segundo avançado mais eficaz em 2022. O ponta de lança persa marcou, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro, 34 golos e assinou 21 assistências, terminando o período em causa com 55 ações decisivas. A exibição frente ao Arouca permitiu a Taremi descolar de Christopher Nkunku - o francês do Leipzig tem 54 (37 tentos e 17 passes) -, e ficar atrás, apenas, de Kylian Mbappé. O gaulês marcou 44 golos e ainda contribuiu com 18 assistências, num "score" total de 62.
Numa lista recheada de estrelas - Lewandowski está em quarto, Neymar em sexto, Haaland em oitavo e Messi em 11.º -, destaque, ainda, para Evanilson. O avançado brasileiro do F. C. Porto está lesionado, mas terá razões para sorrir quando recordar 2022. Com 21 golos e nove assistências, fecha o ano na 25.ª posição entre os mais decisivos.
Plantel de folga após regresso de Eustaquio
Sérgio Conceição concedeu um dia de folga ao plantel portista, após o triunfo, por 5-1, sobre o Arouca, jogo do regresso do campeonato e de adeus a 2022. O encontro com a formação arouquense marcou, ainda, o regresso de Stephen Eustaquio, precisamente um mês e um dia depois de se ter lesionado ao serviço da seleção do Canadá, na segunda jornada da fase de grupos do Campeonato do Mundo. O problema muscular na coxa esquerda impediu-o de participar nos dois últimos jogos da Taça da Liga, mas entrou para o lugar de Matheus Uribe, aos 68 minutos, frente ao Arouca. Meixedo, Pepe, Zaidu e Evanilson continuam lesionados.