A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou, este sábado, uma medalha de bronze na prova de -57 kg do Masters, que decorre na cidade russa de Tyumen, depois de bater a japonesa Anzu Yamamoto.
Corpo do artigo
Esta foi a terceira vez consecutiva que Telma Monteiro subiu ao pódio no Masters. Foi campeã em 2011, em Baku, e medalha de prata no ano seguinte, em Almaty (Cazaquistão).
No primeiro combate, Telma Monteiro começou por se desforrar da norte-americana Marti Malloy, que afastou a portuguesa logo na ronda inaugural do torneio olímpico dos Jogos Londres2012.
Depois de bater Malloy, Telma, décima do "ranking" mundial em -57 kg, foi travada pela francesa Automne Pavia, líder do "ranking" mundial e que já tinha batido a portuguesa na meia-final do último Europeu.
Repescada para um dos dois combates de atribuição do terceiro lugar, e depois de bater a austríaca Tina Zeltner, Telma Monteiro acabou por se superiorizar a Anzu Yamamoto, campeã mundial de juniores de 2010, e subir ao terceiro lugar do pódio, ao lado da romena Corina Caprioriu, vice-campeã olímpica e campeã europeia de 2010.
Na final da categoria, a mongol Sumiya Dorjsuren, campeã asiática de 2009, superiorizou-se a Automne Pavia.