Portugal venceu a França, por 3-1, no primeiro jogo do Grupo A de qualificação para o Euro2013 de ténis de mesa, que marcou o regresso dos lusos à competição depois dos Jogos Olímpicos de Londres2012.
Corpo do artigo
Depois da boa imagem deixada em Londres, onde apenas sucumbiu diante dos coreanos, não conseguindo passar às meias-finais, a equipa das "quinas" voltou a afirmar-se no panorama do ténis de mesa não dando qualquer hipótese aos gauleses, que, curiosamente, até começaram melhor o encontro com Emmanuel Lebesson a bater Marcos Freitas na "negra" por 3-2.
No Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, e sob o olhar de Alexandre Mestre, secretário de Estado do Desporto e Juventude, e da ex-atleta Rosa Mota, Tiago Apolónia não deu qualquer hipótese a Adrien Mattenet e venceu o segundo embate por esclarecedores 3-0, fruto dos "sets" 11-06, 11-06 e 11-08.
Com a igualdade na ronda, a reviravolta deu-se pela mão de João Monteiro. O 39.º da hierarquia mundial levou a melhor sobre Quentin Robinot, com especial destaque para o quarto parcial, o que deu o triunfo no jogo, altura em que "pulverizou" o francês por expressivos 11-3, selando o 3-1 do "duelo" (11-05, 07-11, 11-09 e 11-03).
Na "reentrada" de Freitas em cena e para colocar a "cereja no topo do bolo", o madeirense fez valer o 24.º lugar no "ranking" mundial diante de Adrien Mattenet (29.º), vencendo três dos quatro parciais (11-08, 08-11, 11-04, 11-05) dando os primeiros dois pontos de Portugal na prova.
No próximo encontro, agendado para 18 de Setembro, será a vez de Portugal se deslocar à Sérvia para a segunda jornada do Grupo A. Os dois primeiros classificados terão acesso direto aos quartos de final.