O tenista português Henrique Rocha, número 159 do ranking ATP, bateu Casper Ruud, número nove mundial, por 2-0. Portugal empata o confronto com a Noruega em eliminatória do grupo mundial 1 da Taça Davis.
Corpo do artigo
Henrique Rocha teve um final de semana de sonho. O português, de 20 anos, esmerou-se e bateu em apenas dois sets, por 6-3 e 6-4.
Para se ter uma noção do tamanho da dimensão deste feito, o português, até então, ocupa o 159.º lugar do ranking ATP, enquanto o norueguês, de 25 anos, mas bem mais experiente nestas andanças, ocupa o nono lugar da hierarquia mundial do ténis.
Desta feita, Portugal e Noruega encerram empatados o primeiro dia da eliminatória do grupo mundial 1 da Taça Davis, que decorre em Olso. No outro confronto do dia, o representante português Jaime Faria perdeu frente a Nikola Budkov Kjaer, pelos parciais de 4-6, 6-3 e 7-6 (7-4).
A vencedora do confronto entre estas duas nações apura-se para as qualificações da Taça Davis, ronda na qual se disputa o acesso à fase final da prova, cujo arranque está previsto para fevereiro de 2025.