Pedro Sousa, número 490 do "ranking" mundial, colocou-se hoje a um triunfo do quadro principal do 22.º Estoril Open em ténis, depois de bater o russo Andrey Kimantsov em três "sets", pelos parciais de 6-3, 2-6 e 6-3.
Corpo do artigo
Francisco Dias foi o outro português a passar uma ronda no "qualifying", mas Pedro Sousa foi o único jogador da casa, entre os oito que entraram na qualificação, a conseguir o apuramento para a segunda ronda.
Desta forma, Pedro Sousa ficou agora mais perto de se tornar o quinto jogador luso a integrar o torneio "a sério", depois de Frederico Gil, Rui Machado (ambos com entrada directa) e João Sousa e Gastão Elias (convidados).
Superado o 363.º do circuito, segue-se agora na ronda decisiva o mais cotado dos presentes no "qualifying", o espanhol Albert Ramos, que figura esta semana na melhor posição da carreira, o 107.º posto na hierarquia.
Neste torneio de qualificação, o adversário de Pedro Sousa começou por bater sábado outro português, Gonçalo Falcão, por 6-4 e 6-4, seguindo-se o triunfo sobre o compatriota Pablo Martin-Adalia também em dois parciais, por 7-6 (7-4) e 6-3.
Quanto a Francisco Dias, cotado no 980.º posto do "ranking", despediu-se na segunda ronda diante o dinamarquês Frederik Nielsen, número 216 do Mundo, com um desaire por 6-4 e 6-1.
Em confronto ainda relativo à primeira ronda, o outro português, João Domingues, foi eliminado pelo espanhol David Marrero, um especialista na variante de pares (é o 36.º do Mundo, contra o bem mais modesto que o 572.o lugar em singulares), por 6-0 e 6-2.
No "qualifying" feminino, a única portuguesa ainda presente no quadro, Patrícia Martins, foi hoje eliminada pela chinesa Shengnan Sun, em encontro relativo ainda à primeira ronda.
A jogadora asiática afastou a portuguesa "sobrevivente" (Ana Claro, Margarida Moura e Rita Vilaça foram eliminadas no sábado) com um triunfo em dois "sets", pelos parciais de 6-3 e 6-2.