O checo Jakub Mensik foi abordado para realizar um controlo antidoping a meio do jogo com o francês Arthur Fils, para as NextGen Finals, torneio que junta os oito melhores tenistas sub-20 do ano, na Arábia Saudita.
Corpo do artigo
Episódio insólito no segundo dia das NextGen Finals, com o checo Jakub Mensik, de 19 anos, a ser abordado para comparecer num controlo antidoping durante a partida que disputava com Arthur Fils.
No final do segundo set, Mensik, que este ano perdeu para Nuno Borges no US Open, foi autorizado pelo árbitro de cadeira a deslocar-se ao balneário e foi durante esse trajeto que foi interpelado para fazer o despiste a substâncias proibidas.
Quando regressou ao court, bem depois do suposto, Mensik, visivelmente incomodado com a situação, explicou o atraso ao árbitro, antes de perder o terceiro set, e o encontro, para o francês Fils (4-2, 4-3 e 4-2).
Nos últimos tempos, o ténis vem sendo assolado por algumas polémicas associadas a testes positivos em controlos antidoping, com os casos de Jannik Sinner e Iga Swiatek, o líder do ranking masculino e a número 2 na hierarquia feminina, no topo dos mais mediáticos.