Terceira edição do Académica Handball Cup integra equipas femininas pela primeira vez

Torneio conta com várias equipas de formação
Foto: Direitos Reservados
Entre 14 e 17 de fevereiro, de sábado a terça-feira, realiza-se, em São Mamede de Infesta, no concelho de Matosinhos, a terceira edição do Académica Handball Cup, um torneio que reunirá mais de 800 atletas de clubes das Associações de Andebol do Porto, Braga e Aveiro, contando ainda com cinco internacionais da seleção portuguesa como padrinhos.
Este ano, o torneio assume um significado acrescido ao integrar, pela primeira vez, equipas femininas, num esforço claro de promoção da igualdade de género e de oportunidades no incentivo à participação de mais meninas e mulheres no andebol.
Os padrinhos do torneio são Rui Silva, Zé Luís Ferreira e João Gomes - atletas internacionais portugueses que estiveram recentemente em destaque no Campeonato da Europa de andebol, no qual Portugal atingiu um histórico quinto lugar - e Diogo Rema e Vasco Costa, também jogadores da seleção, mas que estiveram lesionados durante a última competição.
"Pela primeira vez, o torneio estará também aberto aos escalões femininos de formação, reforçando o compromisso da organização com o crescimento do andebol feminino e com a promoção da igualdade de oportunidades no desporto", afirmou Pedro Guedes, coordenador do Andebol na Académica de São Mamede, clube sediado em Matosinhos. "Para apoiar a causa de atrair mais meninas e raparigas para modalidade, a Académica de São Mamede conta com cinco padrinhos, jogadores internacionais que têm estado em destaque na Seleção nacional e que vão acompanhar os jogos do torneio assumindo um papel inspirador junto dos jovens participantes", completou.
Segundo a diretora do Andebol da Associação Académica de São Mamede, Joana Costa, "o Académica Handball Cup afirma-se como um espaço privilegiado para o desenvolvimento desportivo, a partilha de experiências e a valorização do andebol de formação, fortalecendo a ligação entre clubes, atletas, treinadores e comunidade".
Na manhã de domingo, 15 de fevereiro, haverá um "festand" de andebol na qual as jogadoras e jogadores vão confraternizar entre si.

