Teresa Portela conquistou este domingo a medalha de bronze na prova de K1 200 dos Campeonatos da Europa de Canoagem, aumentando para quatro o pecúlio de pódios de Portugal em Belgrado.
Corpo do artigo
A terceira melhor canoísta do Mundo em 2010, ao participar em nove do recorde de 17 medalhas internacionais conquistadas por Portugal, assegurou o seu primeiro pódio europeu em distâncias olímpicas.
A atleta de 23 anos, olímpica em Pequim 2008, terminou os 200 metros em 40,300 segundos, a 180 milésimos do ouro russo e a apenas 18 da prata da Espanha, representada pela homónima Teresa Portela Ribas.
De manhã, a dupla João Ribeiro/Emanuel Silva também já tinha conquistado a medalha de bronze em K2 500, numa prova que liderou quase sempre, mas foi ultrapassada no fim pelos campeões mundiais e olímpicos.
No sábado o sub-23 João Ribeiro e o olímpico Emanuel Silva já tinham sido campeões da Europa, no K4 1.000 com Fernando Pimenta e David Fernandes, num desempenho que é novo recorde mundial.
A equipa liderada pelo selecionador Ryszard Hoppe, de origem polaca, já tinha conquistado também o bronze em K1 1.000 por Fernando Pimenta, que este ano tem o pleno de oito medalhas em outras tantas provas internacionais.
Portugal soma já 16 medalhas internacionais este ano (12 nas Taças do Mundo e quatro nos Europeus), estando perto de igualar o recorde de 2010, com 17 pódios.