Teresa Portela em K1 500 e o quarteto composto por Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes em K4 1000 apuraram-se hoje para as meias-finais dos Mundiais de canoagem, que decorrem até domingo em Moscovo.
Corpo do artigo
Na sua eliminatória, Teresa Portela cumpriu os 500 metros em 1.51,109 minutos, batendo por mais de meio segundo a sul-africana Bridgitte Hartley e por quase segundo e meio a sueca Sofia Paldanius.
Hoje à tarde, a melhor canoísta portuguesa disputa o acesso à final, além de iniciar as eliminatórias dos 200 metros: em ambas as distâncias, olímpicas, foi medalha de bronze nos Europeus de há um mês, na Alemanha.
Quanto ao K4, e numa eliminatória com várias tripulações fortes, incluindo a campeã europeia, a República Checa, a opção foi pela poupança para a meia-final da tarde, com o quarto lugar em 2.55,436 minutos, a cerca de cinco segundos dos primeiros.
Portugal, que foi bronze nos Europeus, não teve a sorte de ter uma pista central, pelo que era difícil controlar o andamento da prova frente aos principais adversários: os checos venceram e conquistaram a única vaga direta para a regata das medalhas.
A participação nacional de hoje inclui ainda a presença de Hélder Silva em C1 200, o GNR do Prado que conquistou a primeira medalha das canoas em Europeus absolutos na pista, o bronze em Brandenburg an der Havel.