O piloto português Tiago Monteiro (Honda Civic) foi, este sábado, 12.º classificado nas duas corridas da Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) disputadas no Bahrain, penúltima ronda da temporada.
Corpo do artigo
O piloto portuense sentiu dificuldades com a degradação dos pneus do Civic e terminou a primeira das duas corridas do fim de semana com o tempo de 34.00,924 minutos, a 26,817 segundos do vencedor, o espanhol Mikel Azcona (Hyundai Elantra).
O húngaro Nobert Michelitz (Hyundai Elantra) foi o segundo, a 1,955 segundos de Azcona, com o francês Nathanael Berthon (Audi RS3) em terceiro, a 3,443 segundos.
Na segunda corrida, Tiago Monteiro voltou a ser 12.º classificado, a 27,266 segundos de Michelisz, que foi o vencedor. O argentino Esteban Guerrieri (Honda Civic) foi o terceiro, a 1,046 segundos, com o neerlandês Nicky Catsburg (Hyundai Elantra) em terceiro, a 3,677 segundos.
"Na qualificação, sabíamos que não seria fácil contrariar o excesso de peso no Honda. O carro poderia ter estado melhor, mas tivemos alguns problemas que comprometeram a nossa performance. Ainda assim, para a primeira corrida pensámos que as coisas pudessem ser diferentes e, nas primeiras voltas, até estava a acontecer. O andamento e o comportamento em pista estava a agradar-me, sem que estivesse propriamente nos limites [...]. Mas, do nada, tivemos uma quebra enorme na performance do pneu a partir de meio da corrida", explicou Tiago Monteiro, que considerou este "o resultado possível".
Na segunda corrida, o piloto da Honda alterou as afinações do seu Civic, mas o resultado acabou por ser idêntico.
"Começámos bem, recuperei várias posições e o carro parecia-me bastante melhor. Mas, de novo, o peso extra fez-se sentir e os pneus não aguentaram. E, quando isso aconteceu, foi uma questão de tempo para começar a perder posições. Senti-me impotente e frustrado. Não foi um fim de semana agradável", descreveu Tiago Monteiro.
Com estes resultados, o piloto português é 15.º, com 56 pontos. Mikel Azcona lidera, com 237.
A próxima ronda, que encerra o campeonato, será na Arábia Saudita, de 25 a 27 de novembro.