O piloto da Honda triunfou no evento principal da etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) e recuperou a segunda posição no Mundial de pilotos.
Corpo do artigo
Festa brava em Vila Real. Tiago Monteiro venceu a corrida 2 da etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) e os muitos milhares de fãs que lotaram o Circuito transmontano fizeram a festa.
Depois de ter largado de décimo e ter acabado a primeira corrida na mesma posição, Tiago Monteiro partia para a corrida 2 da "pole position", depois de ter garantido o melhor tempo na qualificação de sábado. E num circuito onde ultrapassar é muito difícil, o português da Honda não desaproveitou a oportunidade.
Largou melhor do que o Citroen de Yvan Muller e não mais largou o primeiro lugar, apesar da pressão enorme exercida pelo gaulês. Norbert Michelisz, também em Honda Civic, fechou o pódio.
E que fantástica cerimónia do pódio viveu Vila Real. Milhares e milhares de pessoas circundaram o anfiteatro e cantaram A Portuguesa a plenos pulmões. Como sempre acontece nas corridas do WTCC, só tocou metade do hino, mas o resto da festa fez-se à capela.
Com os 31 pontos conquistados no fim de semana - cinco pela "pole position", um pelo 10.º posto da primeira corrida e 25 pela vitória - Tiago Monteiro recuperou o segundo lugar do Mundial de pilotos, passando a somar, no início da segunda metade do campeonato, 143 pontos.
O líder da classificação, José María López, foi quinto no evento principal e soma um total de 244 pontos, mais 101 que Monteiro. Com cinco eventos pela frente (10 corridas), o sonho de Tiago Monteiro chegar ao título mundial é difícil, mas não impossível.