O português Tiago Pires derrotou esta segunda-feira o sul-africano Jordy Smith e vai defrontar Kelly Slater na terceira ronda do Quicksilver Pro Gold Coast Pro, na Austrália, primeira etapa do circuito mundial de surf de 2014.
Com 12.70 pontos, "Saca" bateu o quarto do "ranking" mundial por apenas três centésimos na segunda ronda. Jordy Smith até fez a onda mais pontuada da "bateria" (7.17), mas foi insuficiente para passar à terceira eliminatória.
Tiago Pires, 34.º da hierarquia, terá agora pela frente o norte-americano Kelly Slater, 11 vezes campeão do Mundo e segundo do "ranking", que passou diretamente à terceira ronda ao vencer o seu "heat" na primeira. A segunda ronda ainda não está concluída, o que deverá acontecer na quarta-feira.
O surfista da Ericeira, que no ano passado só disputou as duas etapas australianas devido a uma lesão no ligamento do joelho esquerdo, assegurou a permanência no circuito após a Associação de Surfistas Profissionais (ASP) lhe ter garantido um dos dois "wildcards" reservados a atletas lesionados - o outro foi para o australiano Owen Wright, terceiro do Mundo em 2011.
