O português Tiago Pires assegurou na sexta-feira a permanência, pelo sexto ano consecutivo, no circuito mundial de surf, apesar de ter terminado o Billabong Pipe Masters (Estados Unidos) no grupo dos 37.ºs classificados.
Corpo do artigo
Numa prova ganha pelo australiano Joel Parkinson, que assim assegurou o seu primeiro título mundial, Tiago Pires estava dependente dos resultados de outros surfistas para poder marcar presença na edição de 2013 do circuito, o que acabou por suceder, tendo o atleta luso conseguido integrar o lote dos 10 surfistas qualificados via "ranking" mundial unificado.
Na luta pelo título mundial, Parkinson conquistou o seu primeiro cetro, ao vencer a prova e ao beneficiar da eliminação nas meias-finais do 11 vezes campeão do Mundo, o norte-americano Kelly Slater, batido pelo australiano Josh Kerr.
"É o culminar de todo o trabalho da minha vida. O título mundial é quase irreal, mas hoje de manha (sexta-feira) levantei-me na pele de um campeão", afirmou o novo campeão do Mundo, 31 anos, pouco depois de bater o seu compatriota Kerr na final.
Parkinson, que conquistou o campeonato com um total de 58.700 pontos, contra os 55.450 de Slater, atingiu finalmente o título mundial depois de ter sido segundo classificado em quatro ocasiões: em 2002 e 2004 atrás de Andy Irons, do Hawai, em 2009 atrás de Mick Fanning, outro australiano, e em 2011 de Slater.
Depois de garantida a presença pelo sexto ano consecutivo no circuito mundial, Tiago Pires agradeceu via facebook o apoio recebido.
"Obrigado a todos vocês que embarcam todos os anos comigo nesta viagem atribulada. Estou muito feliz por ter mais uma oportunidade. Venha 2013 e boas festas a todos", pode ler-se na mensagem deixada na sua página oficial.