Vídeo humorístico da seleção belga cai mal antes do duelo entre as duas seleções nos oitavos de final
Corpo do artigo
Já se sabe que a panca pela criação de conteúdos digitais não olha a meios para atingir os fins, que se resumem a “likes”, partilhas, seguidores e outras migalhas do género. Interessa criar, depois logo se vê. E imbuída dessa máxima já fatalmente enraizada a Bélgica fez asneira, desculpando-se agora pelo burburinho criado: afinal, o vídeo “pretendia ser engraçado”, só que foi tudo menos isso.
O que se passou foi que a federação belga recorreu a um comediante para ir alimentando o show nos twitters e afins enquanto a equipa de Domenico Tedesco está viva no Europeu e, num dos vídeos publicados, Pablo Andres, o comediante, aparece todo sorridentes a cantar “quem vai dar uma entrada na tíbia de Mbappé?”. A resposta surgiu logo a seguir, também ela cantada, pelo próprio médio: “Amadou Onana”. Claro que, num tempo em que, paradoxalmente, qualquer coisinha fora do politicamente correto está condenada à chacina cibernética, o vídeo teve repercussão mundial e caiu especialmente mal em França, tendo sido eliminado mais tarde. “O vídeo pretendia ser engraçado. Gostaríamos de pedir desculpa a quem tenhamos ofendido”, referiu Stefan Van Loock, porta-voz da federação belga.
Enfim, uma piada falhada que, no limite, até pode ter o condão indesejado para as aspirações belgas na prova e espicaçar Mbappé para o embate decisivo de amanhã. O tiro ainda vai sair pela culatra.