Tim Merlier (Soudal Quick-Step) é o primeiro líder da Volta à Polónia, após ter vencido ao sprint a primeira etapa da prova, marcada por uma tempestade que encurtou o pelotão. João Almeida (UAE Emirates), campeão em 2021, e Ruben Guerreiro (Movistar) foram creditados com o mesmo tempo do vencedor
Corpo do artigo
O cilcista belga, de 30 anos, impôs-se ao neerlandês Olav Kooij (Jumbo-Visma) no final dos 183,7 quilómetros com início e final em Poznan, com o colombiano Fernando Gaviria (Movistar) a ser terceiro, com as mesmas 4:15.37 horas.
A tempestade - chuvas e ventos fortes - que se abateu sobre o pelotão nos derradeiros quilómetros levou a que a etapa fosse discutida por um grupo reduzido, situação agravada por uma queda na parte final.
Na geral, Merlier, que hoje somou a sétima vitória da época, lidera com quatro segundos de vantagem sobre Kooij, de 21 anos, e seis sobre Gaviria, com os restantes corredores a 10 segundos - Almeida é 110.º, enquanto Guerreiro é 146.º.
Amanhã, a segunda etapa, uma ligação de 202,9 quilómetros entre Leszno e Karpacz, pode fazer as primeiras diferenças na geral, uma vez que inclui já um final acidentado.