A cidade de Gondomar acolhe, neste fim de semana, a elite nacional de canoagem de fundo. Serão cerca de 1400 atletas a competir por uma medalha no Campeonato Nacional e na Taça de Portugal de Tripulações, que terão lugar no Rio Douro, em Melres, sob a égide da Cidade Europeia do Desporto.
Corpo do artigo
O destaque vai para a presença do heptacampeão nacional e medalhado olímpico Fernando Pimenta, do Clube Náutico de Ponte de Lima, que busca o feito inédito de somar o oito título consecutivo na disciplina de K1. Por Melres irão passar outros atletas que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos, tais como Emanuel Silva (Sporting) e João Ribeiro (Benfica), que no ano passado completaram o pódio masculino; ou a atual campeã Teresa Portela (Benfica), em femininos.
Mas o Nacional e a Taça de Portugal não se destinam só ao escalão de seniores. Nas águas do Douro também irão competir atletas, masculinos e femininos, dos escalões de iniciados, infantis, cadetes, juniores e veteranos. Sendo que a distância para os primeiros é de 2000 metros, para os segundos e terceiros escalões será de 3000 metros e a partir dos juniores passa para os 5000 metros.
Uma particularidade desta prova é o facto de o público poder acompanhar todas as fases da competição, desde a largada até à meta, uma vez que é disputada em circuito. Susana Silva
Calendário
Campeonato Nacional de Fundo - Sábado - A partir das 9 horas, provas de C1 e K1 em masculinos de femininos, nos escalões de iniciados, cadetes, infantis, juniores, seniores e veteranos.
Taça de Portugal de Tripulações de Fundo - Domingo - A partir das 9 horas, provas de C2, K2, C4 e K4, em masculinos de femininos, nos escalões de iniciados, cadetes, infantis, juniores, seniores e veteranos.