Argentino da Aviludo/Louletano/Loulé ganha em Valongo e dá primeira vitória à equipa neste Grande Prémio JN. Última etapa acontece hoje, na Maia, e é o grande teste ao camisola amarela Frederico Figueiredo e aos rivais.
Corpo do artigo
Depois de sete dias a perseguir uma vitória ao sprint, a Aviludo/Louletano/Loulé Concelho conseguiu concretizar esse objetivo neste Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc através de uma irrepreensível finalização de Nicolas Tivani, em Valongo. O argentino capitalizou o trabalho da equipa na parte final da etapa, ao absorver os fugitivos, e teve campo aberto para, numa reta inclinada, impor a sua velocidade, batendo Grigorii Skorniakov (TechnoSylva Maglia Bembibre) e João Matias (Tavfer /Ovos Matinados/Mortágua), que fecharam, respetivamente, o pódio do dia.
Tão emocionante como esta decisão ao sprint ficou também a luta pela camisola amarela, quando falta apenas disputar uma etapa, com Frederico Figueiredo(Sabgal/Anicolor) a manter a liderança da corrida, mas agora com uma inversão dos principais rivais. Tiago Antunes (Efapel) subiu ao segundo lugar da geral, voltando a ganhar o duelo das bonificações, passando de 5 para 3 os segundos a desvantagem para o líder. Em sentindo inverso, Afonso Eulálio (ABTF/Feirense), que começou o dia a 1 segundo de Figueiredo, claudicou na chegada a Valongo, cruzou a meta num grupo secundário, e caiu para terceiro, agora a oito segundos do camisola amarela.
Etapa frenética
Ao contrário da véspera, a viagem de ontem foi bem mais frenética e constantemente marcada por ataques, contra-ataques e fugas, desde os metros iniciais. Na luta pelas bonificações, Tiago Antunes foi o mais astuto entre favoritos à vitória final, ganhando dois segundos na primeira meta intermédia do dia, enquanto Cristobal Ramirez (Technosylva) se destacou nos prémios de montanha.
Na parte final até houve um protagonista improvável, com o sprinter Leangel Liñarez(Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua) a sobressair num grupo de seis fugitivos, rolando a solo quase até à chegada, mas a ser anulado pelo apetite do pelotão, que comandado pela Aviludo, embrulhou a vitória para Nicolas Tivani.