
Tivani leu melhor o momento decisivo e venceu a etapa
Pedro Correia
Argentino da Aviludo-Louletano vence primeira etapa do Grande Prémio JN e veste de amarelo.
Nicolas Tivani arrancou a 34.ª edição do Grande Prémio JN com um triunfo de força e instinto. O argentino da Aviludo-Louletano-Loulé foi o mais rápido na chegada à Maia, impondo-se ao sprint diante de Francisco Campos e Miguel Salgueiro, da AP Hotels-Tavira-Farense, e vestiu a primeira camisola amarela.
A etapa de abertura, com 133,6 quilómetros em circuito, começou nervosa, com ataques sucessivos. Mas foi só perto da meia centena de quilómetros que a corrida mudou de feição. Um grupo maciço, com mais de 30 corredores, destacou-se do pelotão e começou a escrever a história do dia.
Entre os fugitivos, com a equipa de Tavira a ser a mais representada, seguiam favoritos e homens combativos, desde Tivani a Campos, passando por Fábio Costa, Bustamante ou Crozzolo. A vantagem dos escapados disparou, chegou a superar os cinco minutos, perante um pelotão resignado, que pouco conseguiu fazer.
Assim, a luta pela etapa ficou reservada aos fugitivos, que pelo caminho foram distribuindo, entre si, a classificação das metas volantes, dos pontos quentes e da montanha, onde se destacou João Silva (Porminho Sub23).
Na aproximação final à Avenida Luís de Camões, a tensão adensou-se. Campos e Salgueiro acreditaram num golpe duplo para o Tavira-Farense, mas Tivani leu melhor o momento decisivo. Lançou-se nos metros finais com potência e selou um triunfo que lhe deu também a liderança da geral e o estatuto de um dos favoritos.
Após este arranque vibrante, hoje o pelotão viaja até Valongo, para a etapa mais longa da corrida, com 159 quilómetros, algumas dificuldades de montanha e uma chegada em subida, para um sprint musculado.
