Terceira jornada da fase de grupos começa este domingo à noite e para já só há três seleções apuradas (Alemanha, Espanha e Portugal)
Corpo do artigo
Após duas jornadas, há 13 vagas em aberto para os oitavos de final do Euro 2024 e importa conhecer o panorama dos seis grupos, sabendo-se que Portugal já está apurado e espera o adversário do dia 1 de julho, que será o terceiro classificado do Grupo A, B ou C. Antes disso, ainda defronta a Geórgia, na quarta-feira (20 horas). Eis as contas a fazer antes da última jornada em todos os grupos:
Grupo A
Com a Alemanha apurada, a Suíça pode juntar-se hoje ao lote de qualificados, bastando-lhe um empate na partida deste domingo com a seleção anfitriã (20 horas), em Frankfurt. Escócia e Hungria defrontam-se à mesma hora, em Estugarda, e têm de ganhar para poderem aspirar a ser um dos quatro melhores terceiros classificados. Os escoceses ainda podem apanhar os suíços no segundo lugar do grupo, mas precisam de recuperar seis golos na diferença entre marcados e sofridos.
Grupo B
A Espanha já está qualificada, como primeira do grupo, e as outras três seleções decidirão tudo na última jornada, marcada para segunda-feira (20 horas). Croácia e Itália defrontam-se em Leipzig e os italianos precisam de um empate para segurar o atual segundo lugar. Os croatas têm de vencer e esperar que a Albânia não ganhe à Espanha, em Dusseldorf. Os albaneses precisam de bater os espanhóis para poderem aspirar a ser um dos melhores terceiros, podendo até ser segundos se ganharem e se a Croácia bater a Itália por apenas um ou dois golos.
Grupo C
A Inglaterra lidera, com quatro pontos, e basta-lhe um empate com a Eslovénia (terça-feira, às 20 horas, em Colónia) para se apurar, mas só uma vitória lhe garante de imediato o primeiro lugar do grupo. Os eslovenos apuram-se se vencerem os ingleses e um empate permite-lhe sonhar com um dos melhores terceiros lugares. A Dinamarca qualifica-se caso vença a Sérvia, em Munique, à mesma hora, e o empate também chega para ficar em segundo, caso a Eslovénia perca com a Inglaterra. A Sérvia tem de bater os dinamarqueses e será segunda classificada com esse resultado, se a Eslovénia não ganhar aos ingleses.
Grupo D
Países Baixos e França lideram, com quatro pontos, mas a Áustria, com três, tem uma palavra a dizer. A Polónia já está eliminada. Neerlandeses e austríacos defrontam-se na terça-feira (17 horas, em Berlim) e quem vencer apura-se, sendo que um empate chega aos Países Baixos e também pode servir à Áustria para ser um dos melhores terceiros. A França só precisa de um empate com os polacos, à mesma hora, em Dortmund, para se apurar e mesmo a derrota pode servir para ser segunda do grupo, se a Áustria não vencer os Países Baixos. Se os neerlandeses ganharem, os franceses só serão primeiros do grupo se vencerem os polacos por um resultado superior.
Grupo E
Roménia, Bélgica, Eslováquia e Ucrânia chegam à última jornada todas com três pontos, um cenário inédito em fases finais do Europeu. As quatro seleções sabem que se apuram se ganharem o respetivo jogo, na quarta-feira (17 horas): Bélgica e Ucrânia defrontam-se em Estugarda, Eslováquia e Roménia jogam em Frankfurt. Um empate chega à Roménia para ser segunda classificada. Se os dois jogos terminarem empatados, os romenos ficam em primeiro, os belgas em segundo e os eslovacos em terceiro, estes com boas hipóteses de serem um dos quatro melhores terceiros, e os ucranianos seriam eliminados.
Grupo F
Com Portugal apurado no primeiro lugar, Turquia, Chéquia e Geórgia lutarão pelo apuramento na última jornada deste grupo, marcada para quarta-feira (20 horas). Turcos e checos defrontam-se em Hamburgo e aos primeiros basta um empate para segurar o atual segundo lugar. Os checos têm de vencer e esperar que a Geórgia não vença Portugal, pois nesse cenários serão sempre segundos classificados. Os georgianos têm de derrotar a seleção portuguesa por dois golos, em Gelsenkirchen, e esperar que a Turquia perca com a Chéquia pela margem mínima para ficar em segundo. Um triunfo poderá permitir à Geórgia passar aos oitavos de final como um dos melhores terceiros classificados.