Pinto da Costa anunciou a construção da nova academia do F. C. Porto para servir a formação do clube. Será localizada na Maia, no novo Parque Metropolitano, e será projetada por Manuel Salgado, o arquiteto que concebeu o Estádio do Dragão e o Dragão Arena.
Corpo do artigo
Na gala dos Dragões de Ouro, que coincidiu com o 130.º aniversário do F. C. Porto, Pinto da Costa anunciou a construção da nova academia para servir o futebol de formação, que não terá custos para a SAD. A obra surge numa parceria com a Câmara Municipal da Maia, que aprovou o programa estratégico do novo Parque Metropolitano, nas freguesias de Nogueira e Silva Escura e São Pedro Fins, e que ocupará um total de 376 hectares, 20 dos quais “reservados” para a nova casa da formação azul e branca.
O projeto, da autoria do arquiteto Manuel Salgado - responsável pelo Estádio do Dragão e pelo Dragão Arena -, está finalizado e deve arrancar no primeiro trimestre de 2024, segundo aunciou o Porto Canal. Além dos 20 hectares de espaço total, 22 mil metros quadrados são de construção. A área terá um estádio com 2500 lugares, que poderá receber jogos da Liga 2, nove campos relvados (quatro deles com bancadas com 400 lugares), estando ainda previsto um relvado de futebol de sete.
Na nova academia do F. C. Porto fazem ainda parte a Casa do Dragão, onde vão residir os jovens atletas do clube, constituído por 70 quartos duplos, áreas de estudo e lazer e ainda uma zona de restauração com capacidade para 500 refeições diárias. Além disso, a academia contará com serviços administrativos, auditório, espaços para scouting, team managers, psicologia, área pedagógica, zonas médicas e um ginásio com mil metros quadrados.
Segundo o que foi divulgado pelo executivo em agosto, o Parque Metropolitano da Maia, onde vai nascer a academia do F. C. Porto, também vai ter um pólo tecnológico e de investigação aplicada, uma zona urbana multifuncional, com uma área residencial de forte componente social (residência sénior e inter-geracional), um laboratório agro-florestal e duas zonas desportivas.
O projeto do Parque Metropolitano da Maia será enquadrado na segunda revisão do Plano Diretor Municipal, que já se encontra em curso, e segundo confirmou o nosso jornal a Academia do F. C. Porto será uma das primeiras obras a arrancar, no primeiro trimestre de 2024. Segundo foi avançado na assembleia geral de novembro do ano passado, o F. C. Porto terá um parceiro neste investimento para a Academia e ficará a pagar uma renda durante 20 anos.