Clube do concelho de Guimarães está a apostar em infraestruturas e tem o objetivo de construir um novo campo para a formação. Antigo jogador é o presidente.
Corpo do artigo
O Grupo Desportivo União Torcatense, clube emblemático do concelho de Guimarães, iniciou a temporada 2024/25 com as ideias rejuvenescidas, após Pedro Rui, histórico goleador da equipa das torres, ter assumido a presidência no passado mês de junho.
A aposta na formação é uma das prioridades e já foram dados passos significativos no clube que milita na Divisão de Honra da A. F. Braga, sobretudo em pequenos pormenores relacionados com as infraestruturas. “Os primeiros grandes projetos foram concretizados. Instalámos luzes led e os nossos jovens já têm uma iluminação adequada para realizarem o trabalho. Além disso, poderemos disputar jogos à noite. Avançámos também com a criação de uma equipa B. Há muito talento a brilhar no Campo do Arnado e não queríamos perdê-los para outros clubes”, justificou.
O projeto de crescimento passa ainda por novas estruturas e a pensar na formação, um pilar fundamental do clube. “Queremos arrancar brevemente com a construção de um campo de futebol de nove. Só temos um espaço disponível e começa a ser muito curto para tanta juventude. Ao construirmos o novo campo, a atual bancada irá desaparecer e será erguida uma no lado oposto”, explicou.
A nível sénior, o Torcatense tem estado afastado dos grandes palcos. Habituado a disputar o escalão máximo da A. F. Braga, registando ainda passagens pelas provas nacionais, a divisão intermédia tem sido a realidade do clube nos últimos anos. O objetivo passa por realizar uma temporada “nos lugares cimeiros”, mas a subida não é uma obsessão. “Se conseguirmos subir, será ótimo. Mas não está nos nossos objetivos”, afirmou o presidente Pedro Rui.
José Manuel Teixeira, com várias subidas no currículo, foi a aposta da Direção para o comando técnico. O treinador, que tem a ambição de chegar aos campeonatos nacionais, justificou a aposta: “As pessoas mostraram grande vontade de nos ter cá. Além disso, é um clube praticamente centenário e com uma história bonita. Queremos criar uma dinâmica de vitória e andar, numa primeira fase, nos lugares cimeiros. Se surgir a oportunidade de subir, claramente que não a iremos descartar”.