Iniciação tardia de Toti Gomes no futebol não impediu o defesa do Wolverhampton de chegar à seleção portuguesa, aos 24 anos.
Corpo do artigo
Toti Gomes chegou tarde ao futebol federado, mas ainda foi a tempo de, em menos de 10 anos, evoluir na carreira ao ponto de ser convocado para a seleção principal, para os jogos de apuramento para o Europeu de 2024, frente à Bósnia-Herzegovina e à Islândia.
O defesa central do Wolverhampton, que entrou para o Fontainhas, de Cascais, aos 15 anos, para jogar futebol federado pela primeira vez, depois de ter jogado râguebi durante grande parte da infância, integra a lista de jogadores selecionados por Roberto Martínez para os próximos compromissos da seleção nacional.
Depois de uma passagem breve pelo GDS Cascais, Toti chegou ao Estoril Praia, onde se estreou como sénior, na Liga Revelação, na época 2018/19. Na mesma temporada, somou ainda três partidas pela equipa principal do Estoril, orientado, nessa fase, por Bruno Baltazar.
Um ano depois, o Wolverhampton apareceu para garantir a contratação do jovem central, que seria imediatamente emprestado ao Grasshoppers, da segunda divisão suíça, clube no qual se estabeleceu como titular, tendo disputado, na época de estreia, 36 jogos, ajudando o clube a garantir o título, e a consequente promoção para o principal escalão do país. A meio da segunda temporada ao serviço do Grasshoppers, o defesa foi chamado de volta pelo clube inglês para reforçar as opções para a defesa, e, pela mão de Bruno Lage, estreou-se na Premier League, a titular, na vitória do Wolverhampton por 3-1, frente ao Southampton (22ª jornada), tendo alinhado em mais quatro jogos pelos "wolves", nessa campanha.
Esta temporada, entre Liga Inglesa, Taça da Liga e Taça de Inglaterra, Toti Gomes soma 1281 minutos, distribuídos por 20 partidas (13 como titular) pela equipa principal, orientada por Julen Lopetegui (ex-F. C. Porto), registo que levou Roberto Martínez a chamar o defesa luso-guineense de 24 anos para a equipa das quinas, apesar de, nos escalões de formação, Toti apenas ter alinhado por uma vez pela seleção sub-20.
Na conferência de imprensa em que anunciou a convocatória para os jogos frente à Bósnia-Herzegovina e a Islândia, o selecionador nacional referiu as valências que levaram à escolha do defesa natural de Bissau para a próxima janela de jogos internacionais:
"O Toti é um jogador muito interessante para nós, porque tem diferentes valências de outros centrais da seleção. É um central muito forte nos duelos, é canhoto, e tem tido performances muito boas no Wolverhampton. Precisamos de jogadores com capacidades distintas, o Toti Gomes pode oferecer isso", justificou o selecionador, Roberto Martínez.