O desporto motorizado em Portugal está a viver um momento de grande vitalidade, sendo de destacar o papel da Toyota Caetano Portugal, com o projeto Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, que abrange agora três modalidades: Todo-o-Terreno, Velocidade e Ralis.
Corpo do artigo
O fabricante japonês tem-se destacado em várias competições internacionais, como o Campeonato do Mundo de Resistência, o Campeonato do Mundo de Ralis e o Rally Raid (W2RC), com a vitória recente de uma Toyota Hilux T1+ no Dakar 2025.
A marca salienta, fundamentando a sua oferta multi-combustíveis, que o Campeonato do Mundo de Resistência tem sido híbrido desde 2012, usa combustível renovável desde 2022, e avança para um futuro de hidrogénio. E, por outro lado, o Campeonato do Mundo de Ralis utiliza e-fuel e uma Toyota Hilux T1+ movida a combustível renovável venceu o Dakar 2025.
Inspirada nestes sucessos, a Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal tem apostado no desporto motorizado nacional e, no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, a equipa conta com João Ramos e Jorge Carvalho aos comandos de uma Toyota Hilux.
Ramos, que é embaixador da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, tem sido um dos grandes impulsionadores do alargamento para outras modalidades e salientou que estará na "luta pelos primeiros lugares em todas as provas, sendo esse o foco, de lutar prova a prova. Independentemente do campeonato, para mim, a paixão está no prazer da condução e no prazer do público que me acompanha".
Supra GT4 em destaque
No Campeonato de Portugal de Velocidade a equipa tem-se destacado com o GR Supra GT4 Evo, com o qual conquistou, em 2024, uma vitória e dois pódios, e várias equipas do programa Toyota Customer Racing venceram os títulos português, espanhol e ibérico de GT.
Em 2025, a equipa volta a apostar num carro próprio, com o piloto Francisco Mora. "Sabemos que estamos inseridos num campeonato muito competitivo, com excelentes equipas e estaremos na luta pelos primeiros lugares em todas as provas, sendo esse o foco, de lutar prova a prova. Independentemente do campeonato, para mim, a paixão está no prazer da condução e no prazer do público que me acompanha", afirmou o piloto.
Yaris é aposta nos ralis
Nos ralis, a Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal vai competir no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) com o GR Yaris Rally2, depois da estreia promissora do carro no Rali Vinho da Madeira em 2024.
A equipa conta com o vencedor do CPR 2024, Kris Meeke, e o seu navegador, Stuart Loudon. Uma dupla vencedora, que tem sido das mais rápidas nos troços de Portugal e que pretendem manter o nível, agora aos comandos do GR Yaris Rally2.
“O GR Yaris Rally2 tem-se revelado um carro muito competitivo e não podia deixar escapar a oportunidade de estar aos comandos deste carro, no CPR, onde tenho sido muito feliz, com grandes lutas e excelentes resultados. Pretendemos manter o que temos feito até agora. Acredito que teremos todas as condições para sermos competitivos e lutar por vitórias, contra uma concorrência forte”, afirmou Kris Meeke.
A apresentação da época 2025 da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal decorreu no Autódromo do Estoril, onde a marca celebrou vitórias e títulos no ano passado.
O evento contou com a presença de várias personalidades do desporto, como a embaixadora da Toyota em Portugal, Patrícia Mamona.