A transferência de Javi Garcia para o Manchester City revelou-se decisiva para as contas do Benfica, que registou um lucro de 750 mil euros na transação de futebolistas durante o mercado de verão. O espanhol está entre os 20 futebolistas mais caros desta época.
Corpo do artigo
O lucro apresentado pelo Benfica, após o fecho da janela de transferências, resulta da diferença entre os 27 Milhões de euros (ME) encaixados em vendas e os 26,25 ME gastos na aquisição de novos atletas.
No espaço de um ano, o Benfica viu reduzir o lucro em 6,8 ME, já que em 2011/12 havia registado um saldo positivo ligeiramente superior a 7,5 ME.
Por outro lado, a formação da Luz investiu menos 1,5 ME que no ano passado, mas também recebeu menos 8,3 ME em vendas. No entanto, os "encarnados" acabaram por ser o clube que mais gastou e mais recebeu entre os 16 emblemas da I Liga.
A mudança de Javi Garcia para Inglaterra acabou por ser decisiva para este resultado positivo, ao injetar 16 ME nos "cofres" benfiquistas. O médio espanhol custou 20 ME ao campeão inglês, mas os "encarnados" tiveram de pagar quatro milhões ao Benfica Stars Fund, que, em 2009, tinha adquirido 20% do passe.
Apesar de apenas ter rumado ao campeão inglês nas últimas horas da janela de transferências, o médio internacional espanhol teve entrada direta no "ranking" das mais caras aquisições de 2012.
Os "citizens" pagaram 20 milhões de euros (ME) pela transferência, verba suficiente para colocar o antigo número 6 benfiquista na 10.ª posição da tabela desta temporada, superando nomes como o compatriota Santi Cazorla (Arsenal), o camaronês Alex Song (FC Barcelona) ou o alemão Marco Reus (Borussia Dortmund).
Além da soma por Javi Garcia, as "águias" obtiveram mais 11,5 ME nas cedências, temporárias ou definitivas, de 12 jogadores, entre os quais se destacam o dinamarquês Daniel Wass, por quem o Evian pagou 2,5 ME, e o ganês Yartey, transferido para o Sochaux por dois milhões.
Já os empréstimos de Roderick Miranda (Deportivo), Nelson Oliveira (Deportivo), Airton (Falamengo), Franco Jara (San Lorenzo), Felipe Menezes (Sport Recife) e Rodrigo Mora (River Plate) geraram um encaixe superior a 2,1 ME.
Quanto a entradas, foram seis os jogadores que obrigaram o Benfica a abrir os "cordões à bolsa", com particular destaque para os extremos Salvio (ex-Atlético de Madrid) e Ola John (ex-Twente), adquiridos no início da época por 11 e nove milhões, respetivamente.
De resto, o internacional argentino tornou-se na mais cara contratação da história do clube, num total de 13,5 ME, já que, em 2010, o Benfica havia adquirido 20% do passe por 2,5 ME, aquando do empréstimo pelos "colchoneros".
Ainda no que às entradas diz respeito, o último dia do mercado trouxe novidades para o conjunto "encarnado", que resgatou o avançado brasileiro Lima ao Sporting de Braga, por quatro milhões de euros, mais a cedência definitiva de Michel, que há poucos meses tinha sido contratado ao Paços de Ferreira por cerca de 1,5 ME.
Luisinho, Hugo Vieira, entretanto emprestado ao Sporting de Gijón, e Paulo Lopes foram os outros atletas que chegaram ao plantel do Benfica este ano.