A transação de jogadores voltou a bater recordes no último mercado de transferências, com os clubes a gastarem mais de 8 mil milhões de euros em contratações, de acordo com dados da FIFA, publicados esta quarta-feira.
Corpo do artigo
O montante total é o maior de sempre na história do futebol, com a Premier League a contribuir para quase metade desses 8,36 mil milhões de euros que o mercado de jogadores movimentou entre 1 de junho e 2 de setembro, incluindo aqui o período excecional que permitiu aos clubes envolvidos no Mundial contratarem futebolistas para essa competição.
O documento sublinha que os clubes da Premier League investiram 2,57 mil milhões de euros em novos jogadores, sendo ao mesmo dos que mais receberam em vendas, com Portugal e Brasil a ocuparem os outros dois lugares do pódio.
"No futebol profissional masculino, foram concretizadas quase 12 mil transferências internacionais durante a janela de transferências de meio de ano de 2025, um novo recorde. Os gastos 9,76 bilhões de dólares (8,36 mil milhões de euros), o maior valor já registrado e um aumento de mais de 50% em comparação com o mesmo período de 2024", lê-se no documento.
No futebol feminino, o nível de investimento também subiu consideravelmente.
"O futebol profissional feminino registrou um crescimento particularmente forte e, com mais de 1100 transferências concluídas, o mercado estabeleceu um novo recorde. Os gastos com transferência atingiram 12,3 milhões de dólares (10,54 milhões de euros), um aumento de mais de 80% em relação a meados de 2024. Os EUA emergiram como o maior investidor, investindo mais de quatro milhões, o maior valor já registrado para o futebol feminino", refere a FIFA.