Na antevisão ao F. C. Porto-Gil Vicente, de sábado (20.15 horas, SportTV), relativo à 4.ª jornada da Liga, Paulo Fonseca considerou tratar-se de "um jogo perigoso". Para o técnico portista, que leva cinco pontos de vantagem sobre o Benfica, essa diferença "não deve ser valorizada", pois há muito campeonato pela frente.
Corpo do artigo
"O Gil é a equipa surpresa da Liga. Conseguiu duas vitórias, em três jogos. A única derrota aconteceu frente ao Benfica e já nos descontos. É um adversário moralizado. Mudou para melhor, relativamente à última época, está a fazer uma excelente campanha e segue bem posicionado no 4.º lugar", disse o treinador, na antevisão do desafio, no Olival.
"É um jogo perigoso. Foi a última equipa a vencer o F. C. Porto, para a Liga (janeiro de 2012, 3-1, em Barcelos). Temos uma enorme obrigação de não ralaxar. Até perante os nossos adeptos, que têm sido incansáveis no apoio. Temos que estar 100% focados no jogo. Não acredito em facilidades. Não estou à espera do Gil da época passada (5-0, no Dragão)", completou.
Com o plantel desfalcado, à espera do regresso de Jackson e Quintero (Colômbia), Herrera e Reyes (México) e Fucile (Uruguai), Paulo Fonseca trabalhou durante duas semanas com o grupo reduzido. Mas, o técnico garantiu que as seleções "não vão servir de desculpa".
"Não é a situação ideal. Longe disso! Mas temos que contornar da melhor maneira. Ganhar o jogo, isso sim, é importante. No fórum da UEFA, da última semana, onde estive, compreendi que não é fácil encontrar uma solução do agrado dos clubes e das seleções. Os próprios clubes não estão todos de acordo. Reduzindo as saídas para as seleções, de nove para 12, com jornadas duplas, já ajuda a minimizar os efeitos", considerou.
Paulo Fonseca só contará com todo o plantel no treino de sexta-feira, na véspera do desafio com o Gil, e essa será, para si, uma situação inédita na carreira. "É novo para mim. É um grande desafio para nós, equipa técnica. Vai fazer-nos crescer", adiantou.
Com cinco pontos de vantagem para o principal concorrente, Benfica, o técnico portista disse ser ainda muito cedo para estar a fazer contas. "Não valorizamos muito essa questão. A prova só vai na 4.ª jornada. Há muito campeonato pela frente. Não quero dar muita importância a esses cinco pontos. O F. C. Porto entrará para vencer todos os jogos", sublinhou.
"Satisfeito" pelo rendimento dos jogadores do F. C. Porto nas seleções, referiu-se a Licá, ao considerar que a estreia pela seleção portuguesa foi um "ótimo prémio, porque é um jogador dedicado".