Treinador do Vitória Guimarães quer jogadores "tranquilos" na visita ao Boavista
Moreno afirmou que os jogadores do Vitória de Guimarães se devem apresentar "tranquilos", esta sexta-feira, no Estádio do Bessa, frente a um Boavista com "qualidade", em desafio da 27.ª jornada da Liga portuguesa.
Corpo do artigo
Ao leme de uma equipa sem qualquer vitória nas três jornadas anteriores, Moreno preferiu sublinhar que a formação minhota soma cinco triunfos, dois empates e duas derrotas na segunda volta, que "não há qualquer tipo de alarme" face aos resultados mais recentes e que também "não há razão" para os seus pupilos entrarem "ansiosos" em campo, como, a seu ver, aconteceu na receção ao Paços de Ferreira, da 26.ª ronda (0-0).
"Os nossos atletas não têm motivos para estarem ansiosos dentro do campo. Se falharem, o responsável é o treinador. Tenho uma administração que me dá um apoio total e umas condições fantásticas para trabalhar. Eles têm de ir tranquilos para dentro de campo. A tranquilidade vai melhorar a nossa qualidade de jogo", disse o técnico, na antevisão à partida agendada para as 20.30 horas de sexta-feira, no Porto.
Convencido de que o grupo viveu uma "boa" semana de trabalho, Moreno lembrou que é "difícil" para qualquer equipa jogar no reduto axadrezado, quer pela "tradição" daquele estádio, quer pela "qualidade" da equipa treinada por Petit.
O treinador dos vitorianos confirmou ainda que o defesa Ibrahima Bamba, até agora utilizado em 22 jogos do campeonato, está de novo apto, depois de ter falhado os encontros com Benfica (derrota por 5-1) e Paços de Ferreira, e reconheceu que a circunstância facilita a utilização do sistema tático em que está mais confortável, o 3x4x3.
"A equipa sente-se muito mais confortável num sistema em que jogamos desde o início da época. O Bamba está identificado com a posição e já fez muitos jogos. Mas o que eu gostaria era de ter todos os atletas recuperados. Ainda não é possível, mas estamos mais perto", referiu.
Moreno enalteceu ainda o comportamento "exemplar" ao longo da época do extremo Rúben Lameiras, que voltou aos relvados na jornada anterior, após dois meses sem competir, e que deve "jogar muitas mais vezes" nas jornadas que restam.
O treinador vitoriano disse também que as épocas se fazem de "ciclos e aprendizagens", tendo frisado que a perda do quinto lugar para o Arouca, após a 26.ª jornada, é, para já, uma "não questão". "A avaliação da época será só feita no final. Aí vamos perceber o que fizemos bem e o que fizemos menos bem", defendeu.
O Vitória de Guimarães, sexto classificado da Liga portuguesa, com 41 pontos, defronta o Boavista, 12.º, com 30, no Estádio do Bessa, no Porto, a partir das 20.30 horas de sexta-feira, em jogo da 27.ª jornada que terá a arbitragem de António Nobre, da Associação de Futebol de Leiria.