O prémio mais importante a nível individual da NBA será entregue hoje à meia-noite, antes do jogo entre os Miami Heat e o New York Knicks. Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks), Nikola Jokić (Denver Nuggets) e Joel Embiid (Philadelphia 76ers) são os nomeados.
Corpo do artigo
O prémio de jogador mais valioso da liga norte-americana é uma distinção feita anualmente e tem como base as prestações de um jogador na temporada regular da liga (excluindo os play-offs). Esta é maior distinção individual que um basquetebolista da NBA pode conquistar. Os três finalistas deste prémio anual têm como base os resultados de uma votação de um painel de jornalistas desportivos.
Na corrida ao prémio estão três dos melhores jogadores a atuar na liga norte-americana de basquetebol, Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks), Nikola Jokić (Denver Nuggets) e Joel Embiid (Philadelphia 76ers).
Dos três finalistas deste ano, apenas Joel Embiid dos 76ers nunca venceu este prémio. Giannis Antetokounmpo, jogador dos Bucks, foi MVP na temporada de 2019/2020, repetindo o feito na temporada seguinte, 2020/2021.
Nikola Jokić, jogador a atuar nos Denver Nuggets é o atual detentor e potencial favorito a vencer a corrida a MVP. O sérvio conta já com duas distinções de jogador mais valioso da liga, tendo vencido este galardão em 2021 e 2022.
Em termos estatísticos, Jokić contou com uma média de 24.5 pontos de média por jogo, 11.8 ressaltos e 9.8 assistências nesta temporada regular. O grego Antetokounmpo apontou uma média de 31.1 pontos, 11.8 ressaltos e 5.7 assistências, já Embiid contou com 33.1 pontos de média, 10.2 ressaltos e 4.2 assistências.
Sendo que nenhum dos três finalistas a vencer o prémio de jogador mais valioso da NBA é norte-americano. E este é o quinto ano consecutivo que um jogador dos Estados Unidos/Canadá não vence esta distinção. A última vez que um jogador estadunidense sagrou-se MVP foi em 2018, ano em que James Harden, na altura jogador dos Houston Rockets, arrecadou o prémio.