Isaac Nader e Salomé Afonso, ambos nos 1500 metros, e João Coelho, nos 400 metros, este com um novo recorde nacional, conseguiram apuramentos categóricos
Corpo do artigo
A primeira jornada dos Mundiais de pista coberta, que começaram esta sexta-feira em Glasgow, teve brilho português com a qualificação de João Coelho para a final dos 400 metros e de Isaac Nader e Salomé Afonso para as de 1500 metros. Na final direta do peso feminino, sem a presença da campeã Auriol Dongmo, as lusas Jessica Inchude (10.ª classificada) e Eliana Bandeira (12.ª) fizeram uma prova discreta.
A figura do dia foi João Coelho, que bateu por duas vezes o recorde nacional dos 400 metros. De manhã, nas eliminatórias, o velocista do Sporting fez a dupla volta à pista em 46,35 segundos, apurando-se para as meias-finais, tal como o outro português em prova, Omar Elkhatib (46,99 segundos).
À noite, na semifinal, João Coelho tornou-se o primeiro português a baixar dos 46 segundos e voltou a estabelecer um novo máximo nacional (45,98 segundos), apurando-se para a final de sábado de forma categórica, com o terceiro melhor tempo entre os seis qualificados. Elkhatib foi eliminado, ao ficar no sexto lugar na outra meia-final.
Nos 1500 metros femininos, Salomé Afonso também esteve em grande plano, qualificando-se para a final de domingo graças ao segundo lugar obtido na eliminatória em que participou. A atleta portuguesa conseguiu o quinto melhor tempo entre as 12 apuradas (4.07,55 minutos), três décimas acima do recorde nacional, que já detém.
Na prova masculina, Isaac Nader confirmou as credenciais com que chegou a estes campeonatos e ganhou a terceira eliminatória com autoridade, numa corrida feita em bases lentas. A marca de 3.45,50 minutos foi a 10.ª entre os 14 apurados, mas Nader pode sonhar na final de domingo.