Pedro Walgode sagrou-se campeão do Mundo em patinagem artística, em séniores, enquanto Diogo Costa e Mariana Pinheiro atingiram o mesmo feito, mas em juniores, em Ibagué (Colômbia)
Corpo do artigo
Pedro Walgode, que já se sagrara campeão do mundo e vencera os jogos mundiais com a irmã Ana Walgode, em pares dança, conquistou este ano, a 1 de setembro, a medalha de ouro no Campeonato da Europa em Ponte di Legno, Itália.
Walgode, que venceu com 156,78 pontos a prova de solo dance, afirmou que "esta conquista significa o culminar de 20 anos de carreira desportiva", de acordo com a nota da Federação de Patinagem de Portugal.
"Este ano decidi fazer Solo Dance e não tinha expectativas de conseguir chegar onde cheguei. Não podia estar mais feliz de ter chegado aqui e significa o reconhecimento de todo o trabalho, todos os dias, tudo o que investi nesta carreira desportiva, e o ouro é ouro sobre azul. Não podia estar mais feliz com esta conquista para mim, para os meus treinadores, para a Federação, para o meu clube, para Portugal", disse.
Já a portuguesa Mariana Pinheiro sagrou-se campeã do mundo de patinagem artística, também na prova de solo dance, mas no escalão júnior.
A atleta, que se tinha sagrado vice-campeã da Europa, em Itália, é a primeira portuguesa na história da modalidade em Portugal a conquistar o ouro nos mundiais da disciplina, em provas individuais.
Em juniores masculinos, Diogo Costa sagrou-se campeão do mundo de patinagem artística, na mesma prova, depois de ter conquistado a medalha de prata em Itália.
Já o português Ernesto Silva, terminou em 6.º lugar no 'ranking' final, em seniores, com 124.09 pontos. Na mesma categoria, mas em femininos, Beatriz Sousa, vice-campeã do Mundo, conquistou o quinto lugar.
O Campeonato do Mundo teve início na terça-feira e prolonga-se até 30 de setembro, com a participação portuguesa a terminar dia 28, com a seleção nacional de Patinagem Livre.