Troféu ao alto, Conceição no ar e um abraço de despedida: o filme dos festejos do F. C. Porto no Jamor
O F. C. Porto conquistou, este domingo, a Taça de Portugal, ao vencer o Sporting por 2-1.
Corpo do artigo
Algumas dezenas de adeptos festejaram o triunfo portista na Taça de Portugal, este domingo à noite, em frente à Câmara Municipal do Porto e junto ao Estádio do Dragão.
A festa foi azul na final da Taça e a época terminou sem a dobradinha leonina. Num jogo mais lutado do que bem disputado, o F. C. Porto lá conseguiu aproveitar mais de de hora e meia em superioridade numérica e derrotou pelo cansaço um Sporting que esteve a ganhar, mas pagou caro uma série de erros nada habituais nos últimos meses.
O F. C. Porto conquistou, este domingo, a terceira Taça de Portugal consecutiva, ao vencer o Sporting por 2-1. Veja as melhores dez imagens dos festejos azuis e brancos, captadas pelos fotógrafos Pedro Rocha, da Global Imagens, Patrícia Melo Moreira, da AFP, e António Cotrim, da Lusa.
O presidente da República deixou elogios à presidência de Pinto da Costa, após a vitória do F. C. Porto na Taça de Portugal.
"Eu estava no Governo de 82, quando Pinto da Costa chegou à presidência do F. C. Porto. acho uma coincidência estar aqui hoje, quando se encerra um ciclo no futebol português. São 42 anos de futebol e Pinto da Costa encerra isso com a vitória na Taça de Portugal. Aquilo que vai ficar é o lado bom e o lado bom é o seguinte… O Pinto da Costa colocou o F. C. Porto num plano onde já estavam duas equipas, o Benfica e o Sporting. Colocou durante muitos anos a liderança do futebol português. Por outro lado, proporcionou que muitos jogadores do F. C. Porto nas seleções nacionais contribuíssem para o prestígio de Portugal e é isso que fica. Fica o ser Portugal, que não é só Lisboa, que passou a ser para além de Lisboa, em termos de futebol, com Pinto da Costa, e Portugal como um todo acaba por ganhar com isso", disse Marcelo Rebelo de Sousa.
O presidente do F. C. Porto disse que o abraço, no final da partida, a Pinto da Costa, foi de "agradecimento" e não de "despedida". Leia mais aqui.
O selecionador nacional Roberto Martínez está no Jamor para assistir à final da Taça de Portugal.
Sérgio Conceição garantiu já ter tomado uma decisão quanto ao futuro. Leia as declarações do treinador portista aqui.
Inicialmente, os jogadores do F. C. Porto fizeram guarda de honra ao Sporting.
Depois, o plantel do Sporting fez o mesmo aos jogadores do F. C. Porto.
Pinto da Costa chorou após o apito final. Leia mais aqui.
Zubizarreta, futuro diretor desportivo do F. C. Porto, está com Jorge Costa nas bancadas do Jamor.
Siga ao minuto aqui o F. C. Porto - Sporting
Nas imagens televisivas foi possível ver a polícia a disparar balas de borracha na direção de alguns adeptos do F. C. Porto. Estes atiraram garrafas contra as forças policiais e houve mesmo tentativas de agressões por parte de alguns aficionados.
O presidente do Sporting Frederico Varandas e o primeiro-minitro Luís Montenegro estão na tribuna presidencial para assistirem à final da Taça de Portugal.
Dois adeptos do F. C. Porto foram detidos por confrontos com a polícia, de acordo com a CNN. Houve confusão na bancada designada para os adeptos portistas, sendo que alguns atiraram garrafas às forças policiais.
É a prova rainha do futebol português e atrai milhares de adeptos à mata do Jamor. Antes de se jogar a final da Taça de Portugal, entre o F. C. Porto e o Sporting, há tempo para o tradicional convívio com churrasco e cerveja à mistura, música e muita animação. Há quem fique o ano todo à espera deste dia.
Onze do F. C. Porto: Diogo Costa, João Mário, Otávio, Zé Pedro, Wendell, Alan Varela, Nico, Francisco Conceição, Pepê, Galeno e Evanilson;
Suplentes: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Grujic, Martim Fernandes, Eustaquio, Baró, Gonçalo Borges, Namaso e Taremi;
Onze do Sporting: Diogo Pinto, Geny Catamo, St. Juste, Coates, Gonçalo Inácio, Nuno Santos, Morita, Hjulmand, Trincão, Pedro Gonçalves e Gyokeres;
Suplentes: Francisco Silva, Esgaio, Eduardo Quaresma, Luís Neto, Diomande, Bragança, Koindredi, Edwards e Paulinho;
A pouco mais de uma hora do início da final da Taça de Portugal, F. C. Porto e Sporting já chegaram ao Estádio Nacional, no Jamor.
André Villas-Boas, presidente do F. C. Porto, chegou à tribuna presidencial do Jamor cerca de uma hora antes do jogo. Chegou acompanhado de Pereira da Costa, futuro administrador executivo da SAD portista.
Festa é festa no Jamor. A final da Taça de Portugal arranca às 17.15 horas mas muitas pessoas chegaram, de armas e bagagens, antes do fim-de-semana, para assentar arraias na mata, nas redondezas do Estádio Nacional. Leia mais AQUI
Leia mais AQUI
O central Pepe, recentemente convocado para o Euro2024, é ausência certa, apesar de já recuperado de uma lesão, num encontro que marca a despedida de Pinto da Costa como presidente da SAD e a estreia de André Villas-Boas como líder do clube portuense no Estádio Nacional.
No Sporting, o jovem guarda-redes Diogo Pinto será titular, devido às lesões do espanhol Adán e do uruguaio Franco Israel, com o moçambicano Geny Catamo recuperado e a poder ser aposta de Ruben Amorim.
O Sporting e o FC Porto disputam hoje a final da Taça de Portugal de futebol, com os 'leões' a tentarem a 'dobradinha' e os 'dragões' a procurarem festejar pela terceira temporada consecutiva no Estádio Nacional.
Depois de ter conquistado a I Liga, o Sporting pode alcançar pela sétima vez a 'dobradinha', a primeira desde 2001/02, na altura sob o comando do romeno László Boloni, enquanto o FC Porto tenta 'salvar' a época, com Sérgio Conceição a tentar tornar-se apenas no terceiro treinador a conquistar quatro Taças de Portugal e juntar-se aos históricos Otto Glória (três com o Benfica e uma com o Belenenses) e José Maria Pedroto (duas com o FC Porto e duas com o Boavista).
Os 'dragões' podem chegar à 20.ª Taça de Portugal da sua história, terceira seguida e quarta nas últimas cinco épocas, com os 'leões' a tentarem 18.ª, a primeira desde 2018/19, alcançada precisamente numa final com o FC Porto, em que os lisboetas venceram no desempate por grandes penalidades.
Portistas e sportinguistas já enchem a mata do Jamor, onde mais logo (17.15 horas), os dois clubes disputam a final da Taça de Portugal.