O Comité de Competições de Clubes da UEFA reúne a 30 de maio, em Munique, véspera da final da Liga dos Campeões, para avaliar a introdução de possíveis mudanças na edição de 2025/26.
Corpo do artigo
O fim dos prolongamentos, devido à preocupação com o aumento do número de jogos, cansaço e risco de lesões dos atletas, alteração da regra de confrontos entre conjuntos da mesma Liga e a hipótese de que quem ficar melhor posicionado na fase de grupos conserve a vantagem de discutir os segundos jogos das eliminatórias em casa são algumas das questões em cima da mesa, segundo o jornal "Bild".
Este último tema surgiu na sequência de uma reclamação do Arsenal. Atualmente, os mais bem classificados conservam a vantagem de jogar a segunda mão dos oitavos de final em casa e a ideia seria a de estender essa regra aos quartos e meias-finais. Esta época, a equipa dos "Gunners", terceira na fase de grupos, já jogou o segundo jogo dos quartos no Bernabéu e agora enfrenta o PSG, em Paris. Isto, apesar de garantir uma classificação superior aos dois oponentes na fase de grupos.
Atualmente, a inibição do confronto direto entre formações do mesmo país abrange apenas a fase de grupos e pondera-se que a medida se estenda aos oitavos de final.