Decisão prende-se com o facto de o Drogheda United pertencer ao mesmo grupo de investimento que detém outro clube apurado para a Liga Conferência.
Corpo do artigo
O Drogheda United, da Irlanda, foi afastado da Liga Conferência pela UEFA por infringir as regras de multipropriedade, isto é, fazer parte de um grupo de investimento que detém mais do que um clube de futebol.
O emblema irlandês pertence ao Grupo Trivela, tal como o Silkeborg, mas foi preterido em detrimento do clube dinamarquês por ter pior ranking.
“Sabemos o quanto esta equipa lutou para conquistar uma vaga nas competições europeias. Sabemos o quão transformadora essa oportunidade teria sido, não apenas financeiramente, mas também emocionalmente para os nossos jogadores, o nosso clube e a nossa comunidade”, salienta o Drogheda United, em comunicado, lamentando ainda a “decisão injusta”.
Esta decisão da UEFA abre um precedente importante, já que há vários clubes europeus inseridos num regime de multipropriedade. Um dos casos mais visíveis nesta época é o do Crystal Palace, que é detido pelo mesmo grupo que controla o Lyon, também apurado para a Liga Europa.