Esclarecimento feito pela UEFA depois de inicialmente ter dado conta que o critério de desempate tinha sido a fase de qualificação para o Euro 2024.
Corpo do artigo
A classificação final do Grupo C, no Euro 2024, tem dado que falar, no entanto, as dúvidas estão agora dissipadas. A Dinamarca e a Eslovénia terminaram o grupo empatadas no número de pontos (três), no confronto direto (1-1) e na diferença de golos (zero).
Inicialmente, a UEFA explicou que o critério de desempate entre eslovenos e dinamarqueses para o segundo e terceiro lugares foi a fase de qualificação para o campeonato da Europa, no qual a Dinamarca teria vantagem no confronto direto.
Contudo, esta quarta-feira, várias horas após o apito final dos dois jogos do grupo, que terminaram empatados a zero, o organismo que tutela o futebol europeu esclareceu que afinal o critério de desempate foram os cartões amarelos.
Nesse campo, a seleção nórdica venceu pela margem mínima. O treinador adjunto da Eslovénia, Milvoje Novakovic, viu amarelo e, por isso, a seleção eslovena viu mais uma admoestação no total do que a Dinamarca (sete contra seis).
Nos oitavos-de-final a seleção dinamarquesa vai defrontar os anfitriões do torneio, a Alemanha, enquanto os eslovenos aguardam pelo desfecho dos grupos E e F para ficar a conhecer o seu adversário na fase a eliminar da competição.