A UEFA estabeleceu 25 de maio como a data limite para as federações apresentarem os planos de regresso das competições, numa carta assinada pelo presidente do organismo.
Corpo do artigo
"As federações nacionais ou ligas devem estar em condições de comunicar à UEFA em 25 de maio de 2020 o plano de reinício das competições internas, incluindo a data de reinício e o modelo competitivo", lê-se na mensagem de Aleksander Ceferin, remetida às 55 associadas.
12126880
À exceção da Bielorrússia, todas as competições nacionais de futebol estão suspensas desde março.
Na mesma carta, Ceferin determinou que esta vai ser também a data para a indicação das equipas qualificadas para as competições europeias de 2020/21 em caso de cancelamento das provas.
"Na eventualidade de a competição interna ser prematuramente dada como concluída por motivos legítimos, a UEFA vai exigir, até 25 de maio de 2020, as circunstâncias especiais que justificam este fim prematuro e escolher os clubes para as competições da UEFA de clubes, com base no mérito desportivo nas competições nacionais de 2019/20", explicou o dirigente.
A UEFA adiou o Euro2020 para 2021 tendo em vista a conclusão das competições nacionais, tendo manifestado a vontade de concluir as atuais edições da Liga dos Campeões e da Liga Europa, ambas interrompidas nos oitavos de final.
Alemanha, Itália e Inglaterra estão entre os países que pretendem concluir as competições, ao contrário do ocorrido na Holanda, onde, na sexta-feira, foi decidido o fim do campeonato, sem atribuição do título nacional, nem subidas ou descidas.