Um dos segredos do Gil Vicente no campeonato é a inteligência artificial
Gil Vicente está em quarto lugar do campeonato, já faturou 20 milhões de euros em vendas e tem uma estrutura muito profissional. O sucesso do clube também assente no triângulo composto pelo presidente Rui Silva, o diretor-desportivo Flávio Soares e o treinador César Peixoto.
Corpo do artigo
A equipa sensação deste arranque de campeonato mora em Barcelos, onde o Gil Vicente segue num surpreendente quarto lugar já com 16 pontos amealhados. O feito tem como base o talento demonstrado dentro de campo, mas complementa-se com uma profunda reformulação na máquina organizativa, na qual até a inteligência artificial passou a entrar na equação, apurou o JN.
As mudanças começaram muito antes da primeira jornada. Com a entrada de Rui Silva para a presidência do clube, em 2024, o futebol passou a ser tratado como engenharia, através de dados, planeamento e controlo de performance. As decisões deixaram de depender do instinto e passaram a apoiar-se em relatórios e algoritmos, já com ajuda da inteligência artificial no trabalho de análise e do rendimento.