O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional felicitou Cristiano Ronaldo pela conquista da sua segunda Bola de Ouro, uma situação que classificou de "momento histórico para o futebol português". Os três "grandes" do campeonato português uniram-se igualmente nos parabéns a Cristiano Ronaldo.
Corpo do artigo
Mário Figueiredo dá os parabéns a Ronaldo pela conquista do troféu, recordando que se trata de "um feito que o consagra como o primeiro jogador português a vencer o troféu de melhor jogador do Mundo mais do que uma vez".
"Trata-se de um momento histórico para o futebol português e um reconhecimento merecido para um jogador que conquistou um lugar entre os melhores de sempre no futebol mundial", acentuou.
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional conclui a mensagem, sublinhando que "Cristiano Ronaldo é um exemplo de profissionalismo, trabalho e um incentivo para os jovens", além de ser também "o embaixador por excelência de Portugal e do futebol português à escala planetária".
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, destacou o facto de a seleção ter no seu plantel o melhor jogador de 2013. "Acima de tudo, para nós, representa que temos um jogador que em 2013 foi considerado como melhor do Mundo. Foi obtido, sobretudo, nos jogos da seleção, em que fez exibições fantásticas", considerou Fernando Gomes em declarações à RTP.
O presidente da FPF tinha "muita confiança" que Cristiano Ronaldo ganhasse e não estranhou que o português não conseguisse conter as emoções depois de "um longo período" em que "desenvolveu as suas capacidades", mas que viu outro receber a Bola de Ouro.
O selecionador português Paulo Bento lembrou que Ronaldo, um "jogador com talento extraordinário", é "o primeiro português a ganhar a Bola de Ouro duas vezes".
"É um sentimento de uma grande satisfação, porque se fez justiça ao que foi o rendimento num ano extraordinário, de um jogador extraordinário, com um talento tremendo, com um grau de profissionalismo extremamente elevado, porque só assim se pode ganhar um prémio destes", disse Paulo Bento, em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol.
Os três "grandes" do campeonato português uniram-se igualmente nos parabéns a Cristiano Ronaldo.
"As palavras serão seguramente insuficientes para descrever a carreira e os feitos de um desportista ímpar que orgulha Portugal. A Bola de Ouro hoje conquistada, pela segunda vez, por Cristiano Ronaldo representa a consagração do talento, do empenho e da dedicação do futebolista, mas representa muito mais, representa o orgulho de um país necessitado de celebrar feitos como este", expressou o Benfica em comunicado.
"É um dia feliz para o desporto português e mais um incentivo para uma boa prestação de Portugal no Mundial 2014", concluiu a nota.
O Sporting, clube onde o jogador do Real Madrid despontou para o futebol mundial, ilustra o momento na sua página oficial com uma foto de Ronaldo a segurar uma camisola "verde e branca" com a inscrição do seu número de sócio, o 100.000.
No twitter, os "leões" escreveram "com esta, o Sporting Clube de Portugal já soma três", referindo-se às duas Bolas de Ouro conquistadas pelo madeirense e à recebida por Figo, em 2000.
O F.C. Porto deu também os parabéns a Ronaldo no twitter, assim como alguns dos seus grandes rivais, nomeadamente o FC Barcelona e o Chelsea, que congratulam o português.
O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, considerou que a atribuição da Bola de Ouro a Cristiano Ronaldo foi "merecida e justificada" e o reconhecimento "do trabalho, do talento e da vontade de vencer".
Perez elogiou os outros dois candidatos à conquista do troféu, Lionel Messi e Franck Ribéry, "dois jogadores maravilhosos", confessando, em relação ao francês, que "tentou contratá-lo há alguns anos", mas fez saber que o Real Madrid "está muito feliz" por contar com Cristiano Ronaldo nas suas fileiras.
O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, considerou a atribuição da Bola de Ouro 2013 a Cristiano Ronaldo como "muito justa", revelando ter votado no futebolista português.
"Eu acho muito justo. Não apenas por este ano, mas a soma de todo o trabalho do Cristiano Ronaldo de muitos anos. Ele é um jogador que tem feito um esforço para melhorar a cada ano. Espetacular", comentou o ex-técnico da seleção portuguesa, citado pela sua assessoria de comunicação.
O presidente do Nacional, Rui Alves, clube no qual jogou Cristiano Ronaldo, mostrou-se "emocionado" com a segunda Bola de Ouro conquistada pelo jogador madeirense.
"É um orgulho ser presidente de um clube por onde Ronaldo passou", disse. "A emoção que sinto também se deve ao facto de se tratar de um jogador que esteve no seio do nosso clube e, na qualidade de presidente do Nacional, só posso estar satisfeito", observou.
Também o presidente do Sporting de Braga, António Salvador, deu os parabéns a Cristiano Ronaldo, "um amigo" do clube.
"É com enorme alegria que o Sporting de Braga vive hoje mais um momento histórico do futebol português com o prémio de melhor jogador do Mundo a ser atribuído, com inteira justiça, a Cristiano Ronaldo, um amigo do nosso clube e a bandeira de um país, que cada vez mais precisa de heróis e referências", pode ler-se numa mensagem deixada no sítio oficial do clube minhoto.
O futebolista português Cristiano Ronaldo venceu a Bola de Ouro da FIFA, para melhor jogador do Mundo em 2013, conquistando o galardão pela segunda vez.
Na votação, cujo resultado final foi apresentado pelo antigo futebolista Pelé, na Gala da FIFA, em Zurique, na Suíça, o português do Real Madrid bateu o argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, e o francês Franck Ribery, do Bayern de Munique.
Apesar de não ter vencido qualquer título coletivo, Cristiano Ronaldo bateu o recorde pessoal de golos num ano civil, ao apontar 69 tentos em 59 jogos oficiais.