Lazer e competitividade aliam-se no Clube de Canoagem de Ovar, que vive fase de prosperidade
Corpo do artigo
Em retrospetiva, a luz que invadia a marina do Carregal, refletida nas serenas águas da Ria naquela solarenga manhã de sábado, soa a uma memória distante no tempo, por comparação com os tempestuosos relatos recentes. Felizmente, em pleno inverno, dias há que nos fazem madrugar com boa cara. Que o digam os jovens atletas do Clube de Canoagem de Ovar, que depois do imprescindível aquecimento se apressam a ir buscar a canoa e a pagaia para se fazerem à água.
"Sobretudo, eles têm de gostar. É como em tudo", aponta o treinador, Rui Romão. Numa "modalidade exigente", consciencializar os mais novos para os sacrifícios indispensáveis caso queiram vir a ser bem-sucedidos é importante, sem descurar o caráter lúdico inerente à prática desportiva. "Eles têm de treinar bastante, há um processo até se chegar a um nível bom, mas também fazemos algumas brincadeiras na água e jogos na praia", explica o técnico, que prepara e monitoriza planos semanais de treino para todos os atletas, sendo que alguns, "os da competição", o fazem diariamente, sem folgas.
Com cerca de 60 praticantes, o clube vive dias prósperos. De um coberto cedido por um sócio, em 2006, ano da fundação, passou para um hangar na marina do Carregal, em 2014, na sequência de um protocolo com a Náutica Desportiva Ovarense (NADO) e a autarquia de Ovar. Mesmo que existam infiltrações no ginásio e que "quando as marés sobem a água fica no hangar", situações para as quais se procuram soluções, o clube "mudou do 8 para o 80" com a passagem para as novas instalações e "cresceu bastante, principalmente nesta última fase", explica o presidente, e um dos fundadores, Filipe Pereira.
"A pandemia ajudou, porque esta é uma modalidade sem risco", acrescenta Rui Romão, mas a coletividade também fez por se expandir. As parcerias com escolas do concelho têm permitido que muitos jovens experimentem a modalidade "sem qualquer custo", vinca Filipe Pereira, para lá da promoção de dias abertos no clube ou de passeios de canoa e kayak, entre outros.
Com um palmarés recheado de títulos nacionais e 24 medalhas internacionais, o Clube de Canoagem de Ovar "tem todas as condições para crescer", acredita o presidente. O percurso que percorreu até aqui dá força a essa ideia.
Bilhete de Identidade
Nome: Clube de Canoagem de Ovar
Fundação: 24-09-2006
Atletas na formação: 45
Os Atletas
Martim Rilho, 10 anos
"Gosto muito de desportos de água. O mais difícil é ir até aos 1.000 metros, voltar,
ir outra vez e voltar. Mas aprendi que não vale a pena desistir"
Leonor Gonçalves, 12 anos
"Comecei pelo desporto escolar e gostei. Sobretudo, divirto-me, porque é uma coisa de que gosto muito. Sinto-me feliz na água"
Andreia Duarte, 16 anos
"Vim experimentar, há seis anos, e acabei por me apaixonar. Quando venho da escola, cansada, isto é muito bom para aliviar a cabeça"