Valores como o compromisso, entreajuda, união, superação e fair-play são a base da essência do Grupo Desportivo Cem Paus
Corpo do artigo
O nome do clube causa estranheza, mas o significado esclarece a essência. Fazendo referência à antiga moeda portuguesa, o Cem Paus pretende valorizar o compromisso com o emblema e o amor pelo futsal, em detrimento de qualquer valor monetário relacionado com o clube.
Num bairro historicamente problemático, em Vila Nova de Gaia, os auriverdes pretendem tornar naquele espaço de treino, o Pavilhão Municipal Professor Miranda de Carvalho, um porto seguro para atletas e staff técnico: "Acaba por ser um escape para todos", diz Luís Pereira, diretor técnico e responsável pela formação.
A envolvente do clube, obviamente sem ser esquecida, não influencia os que por lá passam, nem os que lá trabalham. Há uma tentativa de "incutir bons valores" nos mais novos e, com esse fim, alimentar "um protocolo com a escola da zona, que nos permite estar a par do comportamento dos nossos atletas no ambiente escolar", explica Luís Pereira. Prova disso foi o cartão branco atribuído a um atleta por um gesto de fair-play.
"Para se ter noção, alguns destes miúdos andam aqui há quatro/seis anos e ainda não tivemos qualquer contacto com os pais", algo que revela a falta de um ambiente familiar de algumas crianças que se juntaram ao Cem Paus, muitas delas, para seguirem o sonho de um dia poderem vir a ser craques na quadra ou no relvado.
Estas dificuldades exigem muito de quem trabalha no clube de Vila D'Este, sendo que têm que desempenhar funções profissionais, sem esquecer a criação de laços familiares com estes atletas. Algo que culmina "num ambiente de boa disposição quer para quem joga quer para quem treina", mas que consome muito tempo.
O diretor técnico ressalva ainda a importância de clubes como o Cem Paus no desenvolvimento social, mas também no futsal, já que "quem cá trabalha, vive com uma paixão enorme pelo futsal e fazemos isto por carolice, sem pressões e isso traz ao de cima a essência de uma modalidade".
Por último, Luís Pereira resumiu o clube ao lema do mesmo que utiliza o nome como palco para as seguintes palavras: Compromisso, Entreajuda, Motivação, Paixão, Atitude, União e Superação. Sete valores que, para além de descreverem um clube, podem servir como leme para muitos outros no desporto nacional.