Se para Roger Schmidt faltavam 13 jogos para o título, agora restam 12. Mas águias sofreram muito para vencer. Bis de João Mário resolveu jogo. Anderson, do Vizela, e o técnico alemão foram expulsos.
Corpo do artigo
O Benfica venceu em Vizela e consolidou a liderança da Liga, mas passou por muitas dificuldades para, no fim das contas, somar os três pontos em disputa e retirar um jogo à contagem decrescente de Roger Schmidt, na luta pela conquista do título.
Se João Mário acabou por ser a figura do jogo, ao assinar os dois golos num triunfo por... 2-0, o Benfica foi muito feliz, não só na forma como chegou à vantagem, como também pela maneira como foi capaz de a conservar. O Vizela bateu-se bem, foi infeliz na finalização e quando tentava o último esforço para chegar ao empate, acabou por ficar reduzido a 10, por abuso de amarelos de Anderson. Depois, João Mário, de penálti, na compensação, fixou o resultado final.
Se nos registos da partida ficarão sobretudo os dois golos de João Mário, o que se passou ao minuto 65 ilustra na perfeição a incapacidade de o Vizela responder à eficácia do adversário. Osmajic, em boa posição, desviou para a trave, a bola sobrou para Kiko Bondoso e este acertou no poste! Muita passividade do Benfica na abordagem defensiva, mas a ser capaz de segurar, então, a margem mínima.
A estrelinha do líder da Liga já tinha brilhado na primeira parte, altura em que chegou à vantagem na melhor fase do opositor. Com Neres e Gonçalo Guedes nos lugares de Chiquinho e Rafa, respetivamente, o Benfica tomou cedo conta do jogo, mas antes de desfazer o nulo, foi ao Vizela que pertenceram as melhores chances para marcar. Primeiro valeu a intervenção de Vlachodimos e depois foi Nuno Moreira, em posição frontal e após uma falha de António Silva, a atirar por cima.
A forma como o Vizela foi perdendo o respeito ao adversário acabou por acelerar o golo das águias. Numa transição rápida conduzida por Gonçalo Guedes, David Neres fez a assistência para o golo inaugural de João Mário.
Nas segunda parte, o Benfica geriu o resultado, sofreu muito, mas acabou a festejar, podendo dizer-se que acabou por ganhar para o susto.
Veja os golos e os casos:
https://jn.vsports.pt/embd/83964/m/12058/jn/5b24718fbfa6fbc04578d2f4df4268a7?autostart=false