André Sousa, guarda-redes do Benfica e da seleção, é o embaixador da Academia de Condeixa-a-Nova.
Corpo do artigo
Começou como uma forma de fomentar o futsal entre os jovens em Condeixa-a-Nova em 2011. Atualmente, a Academia de Desportos de Condeixa tem 130 praticantes entre os cinco e os 18 anos e tem, como ponto alto, a presença da equipa de sub-17 nos Campeonatos Nacionais, onde vai disputar a fase de apuramento de campeão. Entre os embaixadores da Academia está um campeão mundial e bicampeão europeu: o guarda-redes André Sousa.
"É um dos nossos embaixadores, assim como a Sara Fatia (internacional portuguesa). O padrinho da Academia é o Adil Amarante, que treinou em Portugal e agora está no Oriente", conta o presidente da Academia, Arlindo Matos. Ligado ao futsal há 20 anos, o mentor do projeto acreditou que, em 2011, podia desenvolver um trabalho diferente na formação do futsal, num concelho onde este não existia. A Academia nasceu nesse ano, em parceria com o Núcleo Sportinguista de Condeixa-a-Nova. "Na altura era treinador das seleções distritais de Coimbra e achava que podia ter um projeto com outras características. Começámos com seis atletas, neste momento já por cá passaram mais de 250", aponta.
O crescimento do clube já levou a que o futsal não seja já a única modalidade, existindo agora uma equipa de atletismo, tendo a designação mudado, em 2020, de Academia de Futsal de Condeixa para Academia de Desportos de Condeixa.
Feminino é meta
Neste momento, o clube só tem equipas masculinas, mas o presidente assume a vontade de ter equipas femininas. A equipa sénior é alimentada em 85% dos atletas de formação. Com os sub-17 nos Campeonatos Nacionais, Arlindo Matos revela que o objetivo passa por ter também os sub-15 e os sub-19 a competir a esse nível. "É um objetivo a curto prazo", salienta.
Outro ponto alto da Academia de Desportos de Condeixa foi a chamada de dois atletas às seleções nacionais: Diogo Miranda aos sub-17 e Gustavo Silva aos sub-21. "Foi uma semana fantástica que tivemos no clube. Garantimos a permanência dos sub-17 e tivemos dois atletas nas seleções nacionais", destaca Arlindo Matos.
Os treinos funcionam toda a semana com exceção de quarta-feira, entre as 18 e 23 horas, divididos entre o Pavilhão Municipal e o recinto da Venda da Luísa.
Bilhete de identidade
Nome: Academia de Desportos de Condeixa
Fundação: 14 abril de 2011
Atletas na formação: 130
Os atletas
Tomás Cristóvão
18 anos
"Já cá estou há 10 anos, na altura um treinador convenceu o meu pai. Isto é uma segunda família, posso contar com qualquer pessoa aqui"
Miguel Silva
17 anos
"A Academia é o prolongamento da família. Vou jogar a fase de campeão nacional, estou muito entusiasmado por jogar com os melhores"
Dinis Berardo
13 anos
"Cheguei à Academia em 2015, desde aí só falhei dois ou três treinos por estar doente. Esta casa é muito importante para mim"