A União Ciclismo da Trofa realiza, hoje (19.45 horas), a gala de final da temporada, evento que pretende celebrar os feitos deste ano, ao mesmo tempo que é um ponto de partida para a ambição de chegar ao topo do ciclismo nacional.
Corpo do artigo
A gala, que se realiza na Quinta do Colégio, em Canidelo, vai marcar o final da temporada 2023 e é uma celebração que marca o progresso da União Ciclismo da Trofa ao longo dos últimos 10 anos, como explica o presidente Domingos Silva.
"Temos vindo a crescer de maneira saudável, para não comprometer o bom trabalho realizado. O objetivo principal é formar os nossos atletas, angariar mais alguns patrocínios, e apresentar um projeto digno para dar o próximo passo", explica o dirigente.
Fundado em janeiro de 2014, o clube da Trofa possui todos os escalões de formação (Escolas, Cadetes, Juniores e Sub-23), mas isso é apenas parte do processo, uma vez que o objetivo é conseguir ter uma equipa a competir no campeonato nacional de Elite.
Os atletas sub-23 são os que estão mais perto de concretizar esse sonho e esta temporada tinham uma equipa de sete elementos, que está em expansão. "No próximo ano prevemos ter uma equipa de 11 ciclistas, porque permite uma rotatividade maior. Como se podem levar sete às provas este ano a equipa foi muito sobrecarregada e queremos alterar isso em 2024", revela o diretor desportivo, Alberto Silva.
Na grande maioria estudantes, os atletas que vivem mais longe da Trofa treinam sozinhos à semana e reúnem-se com a equipa no fim de semana. Apesar de ainda não estarem no topo do ciclismo português, já competem nas maiores provas nacionais, ficando ainda a faltar a tão aguardada estreia na Volta a Portugal.
Hoje, todos os atletas serão premiados na gala, uma vez que Domingos Silva acredita que o "trabalho necessário para os resultados obtidos é de todos" e tem ainda uma surpresa guardada. "Hoje será apresentado o novo equipamento dos sub-23 e acho que as pessoas vão gostar do evento que preparámos", atira o presidente.