O União da Madeira, da II Liga de futebol, venceu, este domingo, em casa o Sporting de Braga, do primeiro escalão, por 2-1, na primeira jornada do Grupo D da terceira fase, da Taça da Liga.
Corpo do artigo
Numa partida entre o terceiro classificado da I Liga e o oitavo da II, disputada no Estádio do Centro Desportivo da Madeira, na Ribeira Brava, a vitória acabou por pender para a equipa do escalão inferior, que mostrou uma boa organização, qualidade técnico-tática e, acima de tudo, maior poder de concretização.
A primeira equipa a criar perigo foi o União da Madeira, estavam decorridos nove minutos, quando Zé Luís não aproveitou um mau alívio de Kritciuk e rematou ao lado.
Não obstante esse momento, era o Braga que dominava, sendo sempre mais rápido e forte sobre a bola, embora sem criar situações flagrantes de golo.
Contudo, foram os madeirenses a chegar ao golo, à passagem dos 27 minutos, após uma jogada envolvente, com Élio Martins a assistir Talles que, com um remate forte e colocado, bateu o russo Kritciuk. Os madeirenses passaram a equilibrar os acontecimentos, mas o Braga haveria de chegar à igualdade, aos 35 minutos, por Alan, que aproveitou da melhor maneira um centro de Custódio.
A segunda metade começou da melhor forma para o União da Madeira, com o árbitro Tiago Martins a apontar para a marca de grande penalidade a punir um derrube de Marcelo Goiano a Élio Martins. Na conversão do castigo, Rúben Andrade, com muita serenidade, voltou a colocar o União da Madeira na frente do marcador.
A perder, Sérgio Conceição lançou primeiro Ederzito e depois Felipe Pardo e Rafa. A pressão foi, a espaços, asfixiante, mas a boa organização defensiva do União da Madeira prevaleceu e o resultado não se alterou até final.