Há 11 anos que a União de Leiria perseguia o sonho de voltar às competições profissionais. Ganhar a Liga 3 é agora a meta.
Corpo do artigo
O dia 29 de abril já estava na história da União de Leiria e do futebol português pelos piores motivos, quando a equipa, em 2012, se apresentou em campo, frente ao Feirense, com apenas oito jogadores. O jogo viria a confirmar a despromoção e também um tombo até aos distritais por questões burocráticas. Mas 11 anos depois, o clube virou a página e garantiu a subida à Liga 2, voltando a competir nos campeonatos profissionais. Para o treinador Vasco Botelho da Costa, o segredo deve-se à "regularidade, consistência e equilíbrio", que existiu ao longo da época.
Com um plantel bem apetrechado, a União de Leiria tem uma base recheada de experiência: o guarda-redes Kieszek foi campeão nacional pelo F. C. Porto; Diogo Amado chegou a alinhar pelos leirienses na Liga; o defesa Bura, formado no Leixões e F. C. Porto, representou o Paços de Ferreira, entre outros; o avançado Mateus, que deu nome ao caso Mateus quando jogava no Gil Vicente, continua a marcar golos aos 39 anos.
As mudanças internas também contribuíram para o sucesso. Armando Marques, presidente da SAD, considera que a estrutura ficou "mais fortalecida", com a entrada do novo investidor, Navdeep Singh, empresário inglês de origem indiana, acompanhado por Nélio Lucas, ex-patrão da Doyen, e que "veio dar um upgrade muito grande ao projeto", ao transformar um jogo de futebol num espetáculo que une a comunidade.
A mobilização dos adeptos fez parte da estratégia e foram vários os recordes de assistência, superiorizando até jogos da Liga. Na partida da subida, por exemplo, estiveram 22.197 adeptos no estádio. "O propósito do projeto está a ser cumprido, não está acabado. Queremos mais, somos ambiciosos e havemos de lá chegar", afirma Armando Marques, acrescentando que a receita vitoriosa "vai ser melhorada" para a Liga 2.
No próximo dia 21, segue-se a final da Liga 3, no Jamor, com o Belenenses. "Nós nunca jogámos fora, jogámos sempre em casa. Os nossos adeptos foram dos que fizeram mais barulho, foram os que conseguiram catapultar a equipa para o degrau que faltava. Não consigo encontrar uma palavra sem ser "obrigado"", diz o treinador Vasco Botelho da Costa, que ambiciona ganhar as faixas de campeão.
Figura
Jordan van der Gaag - Médio
É filho de Mitchell van der Gaag, ex-jogador do Marítimo e agora adjunto no Manchester United. Formou-se no Benfica.